Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7837
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dc.contributor.authorCARDOSO, Paulo Fernando Costa-
dc.date.accessioned2024-08-23T16:12:53Z-
dc.date.available2024-08-23T16:12:53Z-
dc.date.issued2023-08-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7837-
dc.descriptionThis study had as its main axis of analysis the evolution of the curricular matrix of the Physics Degree course at the Universidade Federal do Maranhão (UFMA), since its inception. implementation in 1969. Aiming to make a record of possible changes to the curricular matrix of this course, historical facts were highlighted, with emphasis on events preceding the dismemberment of the Department of Mathematics and Physics, act that took place in 1980, a department that, until then, was responsible for the Physics and Mathematics subjects of the course. The study is of a documentary historiographic nature, based on data collected in documentary records available in archives from different sectors of UFMA, and in monographic productions, master's theses and articles published in periodicals, with the object of study being the Physics degree course at UFMA. These productions were analyzed based on the History of Science. The study culminates in the construction of a narrative for the history of the Physics Degree course at UFMA, based on primary and secondary sources. The curricular structure is placed at the center of the narrative due to its importance for the training of future professionals graduating from the course, concluding that the curricular matrix has not undergone significant changes over time.pt_BR
dc.description.abstractFaz-se uma análise sobre a evolução do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com foco na matriz curricular, considerando o curso desde sua implementação, em 1969. O estudo teve como objetivo fazer um registro de possíveis alterações na matriz curricular do curso, no sentido de favorecer melhorias na formação discente, para atuarem, quando profissionais, no ensino e/ou em pesquisas em ensino. Dá-se ênfase a fatos históricos antecedentes a 1980, ano do desmembramento do Departamento de Matemática e Física, até então responsável pelas disciplinas de Física e de Matemática ofertadas ao curso de Licenciatura em Física. O estudo, quanto ao procedimento técnico, é classificado como uma pesquisa documental. O corpus da pesquisa se constitui de documentos oficiais disponibilizados em arquivos de diferentes setores da UFMA e em produções acadêmicas como monográficas, dissertações de mestrado e artigos publicados em periódicos que tiveram como objeto de pesquisa o curso de Licenciatura em Física da UFMA. A partir de uma análise historiográfica dos dados coletados, construiu-se uma narrativa para a história do curso de Licenciatura em Física, em que a matriz curricular está no centro da narrativa, devido sua importância para a formação de futuros profissionais egressos do curso. Entre os resultados, observou-se que a matriz curricular da Licenciatura em Física da UFMA não sofreu mudanças significativas, após 50 anos da aprovação da primeira matriz curricular.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMA; CNPq; CAPESpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLicenciatura em Física;pt_BR
dc.subjectMatriz Curricular;pt_BR
dc.subjectEnsino de Física;pt_BR
dc.subjectHistória da Física no Maranhãopt_BR
dc.subjectBachelor's degree in Physics;pt_BR
dc.subjectCurriculum framework;pt_BR
dc.subjectPhysics education;pt_BR
dc.subjectHistory of Physics in Maranhãopt_BR
dc.titleUma História da Matriz Curricular da Licenciatura em Física da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeA History of the Curricular Matrix of the Physics Degree at the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Bacharelado) do Campus do Bacanga

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