Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7849
Título: | PROJETO TURÍSTICO: ENTENDER PARA ACOLHER |
Título(s) alternativo(s): | TOURISM PROJECT: UNDERSTANDING TO WELCOME |
Autor(es): | COSTA, Tallyane de Jesus Gomes BARROS, Wallace Garcia SILVA, Ylanna Mendes |
Palavras-chave: | Museus; Inclusão Social; Autismo; Capacitação Mettzer; Museums; Social Inclusion; Autism; Capacitation |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Nos últimos anos, muito se fala sobre a inclusão social e como ela se faz necessária para a evolução social de todos os envolvidos, passiva ou ativamente. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma das mais conhecidas condições que afeta o desenvolvimento neurológico, que frequentemente atinge pessoas sem distinção de etnias, classe social ou econômica. Se faz importante a mobilização da sociedade e instituições em relação a projetos e iniciativas que de fato aproximem pessoas com espectro autista da sua cultura local, fundamental para a construção social e cultural desse ser, ações que associem e integrem pessoas com TEA ao convívio coletivo. Dessa forma, este projeto visou capacitar os monitores dos museus de São Luís, pensando em um melhor atendimento, mais humanizado, que possa aproximar as pessoas com autismo aos espaços museológicos, principais veículos de patrimônio histórico, cultural e de memória, influenciando assim nas experiências desses visitantes e sugerindo esses ambientes como opções de aprendizado e lazer. Este relatório apresenta os resultados da capacitação realizada no dia 20 de novembro de 2023, para 28 monitores dos museus de São Luís, que teve como principal objetivo conscientizá-los sobre o espectro autista, para melhor receber os visitantes que se identificam com esse transtorno. Posteriormente, os participantes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões sobre os espaços museológicos, por meio da aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, interessadas em atender as demandas do público autista, onde apontaram, como exemplo, a falta de capacitações e recursos para esse atendimento específico. |
Descrição: | In the last years, much is said about social inclusion and how it is necessary for the social evolution of all involved, passively or actively. The Autism Spectrum Disorder (ASD) is one of the very well known conditions that affects neurological development, and often affects people without distinction of ethnicity, social or economic class. It is important to mobilize society and institutions in relation to projects and initiatives that actually bring people with autism spectrum to their local culture, fundamental to the social and cultural construction of this being, actions that associate and integrate people with ASD to the collective conviviality. Therefore, this project aimed to train the monitors of the museums of São Luís, thinking of a better service, more humanized, that can bring people with autism to the museological spaces, main vehicles of historical heritage, cultural and memory, influencing the experiences and suggesting these environments as learning and leisure options. This report presents the results of the training held on November 20, 2023, for 28 monitors of the museums of São Luís, which had as main objective to raise awareness about the autistic spectrum, to better receive visitors who identify with this disorder. Subsequently, participants had the opportunity to present their opinions and suggestions about the museum spaces, through the application of a questionnaire with objective and subjective questions, interested in meeting the demands of the autistic public, pointed out, as an example, the lack of training and resources for this specific service. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7849 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TALLYANE_WALLACE_E_YLANNA.pdf | TCC de Graduação | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.