Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7850
Título: Análise da prática docente na disciplina de Biologia para alunos com deficiência visual no contexto do ensino remoto emergencial
Autor(es): ABREU, Allana correia de
Palavras-chave: educação especial;
inclusão;
deficiência visual;
ensino de biologia;
ensino remoto emergencial.
special education;
inclusion;
vision disability;
biology teaching;
emergency remote teaching.
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Citação: Analysis of teaching practice in the Biology discipline for students with visual impairment in the context of emergency remote teaching
Resumo: RESUMO A Lei Brasileira de Inclusão assegura que toda pessoa com deficiência, seja física, intelectual ou sensorial tem o direito de usufruir de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como a garantia de seu aprendizado ao longo da vida. Dentre os estudantes que compõem o público-alvo da Educação Especial, estão incluídos os alunos com deficiência visual. O ensino para alunos com deficiência visual teve seus avanços, mas ainda é composto por muitos desafios. Levando em consideração o atual cenário imposto pela pandemia da COVID-19, a suspensão das aulas presenciais e o ensino remoto emergencial, a presente pesquisa analisou a prática docente de professores na disciplina de Biologia para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto emergencial em uma escola pública, identificou as dificuldades enfrentadas por esses professores bem como fatores que possam ter contribuído como barreira para estes alunos. A pesquisa se caracterizou como abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Utilizou-se como referencial de análise a Análise Textual Discursiva, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com os professores, coordenação pedagógica e núcleo de acessibilidade da instituição, observações de aulas e o acesso aos planejamentos das aulas observadas. Com a realização desta pesquisa, concluímos que o ensino remoto emergencial trouxe desafios e que os principais fatores que influenciaram na prática docente dos participantes foi a incerteza do aprendizado, devido à pouca participação da aluna. Além disso, o conflito de informações neste período influenciou na condução da prática do professor nas aulas e carga horária reduzida, dificultou a ministração de conteúdos mais extensos. A dificuldade de fazer áudio descrição, presente em diversos periódicos, também foi evidenciada nesta pesquisa e a disciplina Genética, por utilizar termos abstratos, se tornou um desafio para os professores. Constatamos ainda que o planejamento se voltou para a antecipação e adaptação da entrega dos materiais. Além disso, identificamos possíveis barreiras que a aluna possa ter enfrentado. Essas barreiras foram as de comunicação, atitudinais e de informação classificadas pela Lei Brasileira de Inclusão. Todos esses fatores aqui mencionados, evidenciam que um planejamento e participação colaborativa são importantes para o ensino de Biologia para alunos com deficiência visual com ou sem ensino remoto.
Descrição: ABSTRACT The Brazilian Law of Inclusion ensures that every person with a disability, whether physical, intellectual or sensory, has the right to enjoy an inclusive education system at all levels and modalities, as well as assurance of learning throughout life. Among the students who is part of Special Education audience, students with vision disability are included. The education for vision disability students has made a progress, but it still has many challenges. Taking into account the current scenario imposed by COVID-19 pandemic, the suspension of face-to-face classes and emergency remote teaching, the present research analyzed the teaching practice in the discipline of Biology for students with vision disability during emergency remote teaching in a public school. The analysis identified difficulties faced by these teachers as well as the factors may have contributed as a barrier for these students. The research was characterized as a qualitative approach of a Case Study type. It was used as a reference the Discursive Textual Analysis, having the interviews as a data collection instruments semistructured that were carried out with teachers, pedagogical coordination and accessibility center of the institution, class observations and access to the planning of observed classes. With this research, we concluded that emergency remote teaching brought challenges, which main factor that influenced the teaching practice of the participants was the uncertainty of learning, due to low participation of students. In addition, the conflict of information in this period influenced the conduction of teacher's practice in classes and the reduced workload made it difficult to deliver more extensive content. The difficulty of making audio description, present in several periodicals, was also evidenced in this research. In the discipline Genetics, for the reason of use abstract terms, became a challenge for teachers. We also noticed that the planning focused on anticipating and adapting of materials delivery. In addition, we identified one possible barriers that a student may have faced. These barriers were those of communication, attitudinal and information classified by Brazilian Law of Inclusion. All these factors mentioned here show that collaborative planning and participation are important for the teaching of Biology to students with vision disability, whether with or without remote teaching.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7850
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLANACORREIADEABREU.pdfTrabalho de Conclusão de Curso808,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.