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http://hdl.handle.net/123456789/7854
Título: | Platão e o translado ético que Sócrates faz das narrativas, crenças e doutrinas para definir a morte como exercício de filosofia |
Título(s) alternativo(s): | La traducción ética de narrativas, creencias y doctrinas de Platón y Sócrates para definir la muerte como un ejercicio de filosofía. Plato and the ethical translation that Socrates makes of narratives, beliefs and doctrines to define death as an exercise in philosophy. |
Autor(es): | CÂMARA, Carlos Clemente |
Palavras-chave: | morte; ética; apologia de Sócrates; Fédon; Platão; Sócrates. muerte; ética; apología de Sócrates; Fedón; Platón; Sócrates. death; ethics; apology of Socrates; Phaedo; Plato; Socrates. |
Data do documento: | 10-Jan-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda o translado sobre a definição da morte, em Platão, através da reinterpretação de um tema, aparentemente lúgubre – o que é a morte? –, e o redireciona a uma concepção ética. Nessa pesquisa buscamos identificar essa transposição, que se inicia, em nível de fenômeno físico (a morte), e que vai em direção ao campo da ética, tendo como base, na nossa pesquisa, as seguintes obras platônicas: Apologia de Sócrates e o Fédon. Objetivamos demonstrar a reversão do valor negativo que a morte possui na Atenas Clássica de Platão e de modo específico destacar os elementos que influenciam o entendimento equivocado que os atenienses têm sobre a morte e o significado do morrer, apresentados por Platão, a partir do emprego de vários argumentos, que giram em torno das crenças, narrativas e doutrinas do seu tempo, e os separa do sentido físico que possuem para os ressignificar a um outro nível. Visamos também destacar que Platão defende nesses dois diálogos, o seu mestre Sócrates, que através da conduta e da sua ocupação filosófica, é representado como modelo ideal de ética.__RESUMEN: Este trabajo de conclusión del curso aborda la traducción de la definición de muerte de Platón, a través de la reinterpretación de un tema aparentemente lúgubre: ¿qué es la muerte? –, y lo reorienta hacia una concepción ética. En esta investigación buscamos identificar esta transposición, que comienza en el nivel de un fenómeno físico (la muerte), y avanza hacia el campo de la ética, basándonos, en nuestra investigación, en las siguientes obras platónicas: Apología de Sócrates y Fedón. Pretendemos demostrar la reversión del valor negativo que tiene la muerte en la Atenas clásica de Platón y específicamente resaltar los elementos que influyen en la comprensión errónea que los atenienses tienen sobre la muerte y el significado de morir, presentada por Platón, a partir del uso de varios argumentos, que giran en torno a las creencias, narrativas y doctrinas de su época, y las separan del significado físico que tienen para darles un nuevo significado a otro nivel. También pretendemos resaltar que Platón defiende en estos dos diálogos a su maestro Sócrates, quien a través de su conducta y su ocupación filosófica, es representado como un modelo ideal de ética.__ABSTRACT: This Course Completion Work addresses the transfer of the definition of death, in Plato, through the reinterpretation of an apparently lugubrious theme – what is death? –, and redirects it to an ethical conception. In this research we seek to identify this transposition, which begins, at the level of phenomenon physical (death), and which goes towards the field of ethics, based on our research, the following Platonic works: Apology of Socrates and the Phaedo. We aim to demonstrate the reversal of the negative value that death has in Athens Plato's Classic and specifically highlight the elements that influence the mistaken understanding that the Athenians have about death and the meaning of die, presented by Plato, using several arguments, which revolve around around the beliefs, narratives and doctrines of their time, and separates them from the physical meaning that they have to give new meaning to another level. We also aim to highlight that Plato defends in these two dialogues, his master Socrates, that through conduct and his philosophical occupation, is represented as an ideal model of ethics.. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7854 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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