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http://hdl.handle.net/123456789/7855
Título: | A formação dos licenciandos em filosofia e suas contribuições na preparação para uma educação inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | The training of philosophy graduates and their contributions to preparing for inclusive education |
Autor(es): | CARDOSO, Carlos Felipe do Nascimento |
Palavras-chave: | licenciatura em Filosofia; educação especial e Inclusiva; pessoas com deficiência; estrutura curricular; materialismo histórico-dialético; dignidade; degree in Philosophy; special and Inclusive Education; people with disabilities; curriculum structure; historical-dialectical materialism; dignity. |
Data do documento: | 26-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho monográfico teve por finalidade um estudo acerca das estruturas que compõem as bases ideológicas e formativas do curso de licenciatura em filosofia oferecido pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA, tendo em vista que o mesmo se configura como espaço de formação. O ponto de partida se alicerça no entendimento da pessoa com deficiência enquanto um ser dotado de direitos e de dignidade e que, para a efetivação desses direitos e respeito a essa dignidade no âmbito educacional, se faz importante a análise do processo de formação dos educadores. Para tal, se realizou uma breve revisitação ao histórico social de tratamento para com a pessoa com deficiência, seguido por uma exposição dos conceitos filosóficos que colocam a Universidade no centro da responsabilidade da adequada formação e corroboram com a necessidade uma formação humanizada e pautada na autonomia e dignidade; e,após isto, uma análise crítica da estrutura curricular e do projeto político de curso vigentes e aplicação e exposição de resultados das percepções dos alunos nos anos finais do curso de Filosofia sobre a temática. Os resultados apontam que o currículo e o projeto pedagógico do curso não estão em conformidade com a realidade social atual, além de atestar uma insatisfação generalizada, por parte dos alunos, com a estrutura curricular e a forma e postura adotadas pelo curso, enquanto instituição, em relação à temática da educação especial e inclusiva.___ABSTRACT: This monographic work aimed to study the structures that make up the ideological and formative bases of the degree course in philosophy offered by the Federal University of UFMA, considering that it is configured as a training space. The starting point is based on the understanding of the person with disabilities as a being endowed with rights and dignity and that, for the realization of these rights and respect for this dignity in the educational field, it is important to analyze the process of formation of educators. To this end, a brief revisitation of the social history of treatment for people with disabilities was carried out, followed by an exposition of the philosophical concepts that place the University at the centre of the responsibility of adequate training and corroborate with the need for a humanized formation based on autonomy and dignity; and, after this, a critical analysis of the curricular structure and the political project of current course and application and presentation of results of the students' perceptions in the final years of the Philosophy course on the subject. The results indicate that the curriculum and pedagogical project of the course are not in accordance with the current social reality, and attest to a widespread dissatisfaction on the part of the students with the curricular structure and the form and posture adopted by the course, as an institution, the theme of special and inclusive education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7855 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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