Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSAMPAIO, Anna Layse Barros Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-31T17:33:16Z-
dc.date.available2024-08-31T17:33:16Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7858-
dc.descriptionThis work presents a study on active methodologies applied in chemistry teaching, which pedagogues consider an effective resource in teaching and learning. Descriptive qualitative bibliographic research methods were used, organized by analysis and interpretation of scientific texts on the proposed topic. The studies analyzed were problem-based learning, gamification, peer teaching, flipped classroom, experimental activity and hybrid learning that combines face-to-face teaching with virtual learning. The Active Methodology has the capacity to promote student teaching-learning because it aims to make the student protagonist in the construction of knowledge, as well as being a concept of critically reflective education based on stimulation in teaching and learning, which leads to student participation in search for knowledge. As teaching and learning advantages, it develops student autonomy, breaking with the traditional model, teamwork, integrating theory and practice, developing a critical view of reality and promoting formative assessment. In Chemistry teaching, the most popular and appropriate hybrid active methods were the flipped classroom and experiment.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre metodologias ativas aplicadas no ensino de química, que os pedagogos consideram um recurso eficaz no ensino aprendizagem. Foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva, organizada por análise e interpretação de textos científicos sobre o tema proposto. Os estudos analisados foram aprendizagem baseada em problemas, gamificação, ensino entre pares, sala de aula invertida, atividade experimental e aprendizagem híbrida que combina ensino presencial com aprendizagem virtual. A Metodologia Ativa tem a capacidade de promover o ensino-aprendizagem do aluno porque visa tornar o aluno protagonista na construção do conhecimento, assim como é um conceito de educação criticamente reflexiva baseada no estímulo no ensino e na aprendizagem, que leva à participação do aluno na busca pelo conhecimento. Como vantagens de ensino e aprendizagem, desenvolve a autonomia do aluno, rompendo com o modelo tradicional, o trabalho em equipe, integrando teoria e prática, desenvolvendo uma visão crítica da realidade e promovendo a avaliação formativa. No ensino de Química, os métodos ativos híbridos mais populares e apropriados foram a sala de aula invertida e o experimento.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas;pt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectActive Methodologies;pt_BR
dc.subjectLearning;pt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleREVISÃO DE LITERATURA: POTENCIALIDADES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICApt_BR
dc.title.alternativeLITERATURE REVIEW: POTENTIAL OF USING ACTIVE METHODOLOGIES IN TEACHING AND LEARNING CHEMISTRYpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Barra do Corda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANNA_LAYSE_BARROS_O_SAMPAIO.pdfTCC de Graduação265,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.