Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BASTOS, Gildasio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-31T17:43:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-31T17:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7859 | - |
dc.description | With the emergence and growth of technology, including terms such as Information and Communication Technologies (ICTs) and Digital Information and Communication Technologies (DICTs), interactivity is a factor that needs to be better explored. Considering that technology in the classroom, when adequately utilized, can provide numerous benefits in the educational field, and in the teaching of Chemistry, it is no different. Therefore, the objective of this study was to analyze the benefits of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the teaching practice of Chemistry teachers. The search was conducted on platforms such as Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Plataforma Sucupira, and Google Scholar using terms related to the topic, with inclusion criteria such as: articles in Portuguese, available in full, and freely online, published between 2016 and 2023. Thus, a total of 15 scientific productions were essential for discussion among the authors. The results indicated that Digital Information and Communication Technologies (DICTs) continue to be highly useful in the teaching of Chemistry, as well as a fundamental support to enhance the learning of abstract chemical concepts and phenomena. Therefore, it is still up to the teacher to challenge their students to create activities that integrate ICTs into Chemistry teaching, encouraging them to develop a critical view of the use of these technologies. Finally, after a detailed analysis of the consulted references, it is important to point out that teacher training focused on the use of DICTs, addressing the teaching activities planned and developed in the school environment, is still shallow. Therefore, it is essential that Chemistry teachers receive in-depth guidance on the use of educational applications and software and the creation of virtual learning environments for their students to immerse themselves in “Chemistry” in a dynamic, didactic, and technological way. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o surgimento e crescimento da tecnologia, ganhando inclusive nomenclaturas como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) a interatividade é um fator que precisa ser melhor explorado, tendo em vista que a tecnologia na sala de aula, quando explorada adequadamente, pode proporcionar inúmeros benefícios no âmbito educacional, e no ensino de Química não é diferente. Diante disso, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na prática docente de professores de Química. A busca foi realizada nas plataformas Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); Plataforma Sucupira e Google Scholar a partir de termos relacionados ao tema, com critérios de inclusão como: artigos em português, disponíveis na íntegra, e gratuitamente on-line e publicados entre os anos de 2016 a 2023. Assim, totalizou- se 15 produções científicas que foram essenciais para discussão entre os autores. Os resultados apontaram que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs seguem tendo enorme serventia no ensino de química, assim como subsídio fundamental para potencializar a aprendizagem de conceitos e fenômenos químicos considerados abstratos. Assim, ainda cabe ao professor desafiar seus alunos a criar atividades que integrem as TICs no ensino de Química, incentivando-os a desenvolver uma visão crítica sobre o uso dessas tecnologias. Por fim, após análise detalhada das referências consultadas, não se pode deixar, não se pode deixar de pontuar que ainda é rasa a formação docente voltada para o uso das TDICs, que abordem as atividades de ensino planejadas e desenvolvidas no ambiente escolar. Diante disso,torna-se indispensável que os professores de Química tenham uma orientação aprofundada para a utilização de aplicativos e softwares educacionais e criação de ambientes virtuais de aprendizagem para seus alunos mergulhar na “Química” de uma maneira dinâmica e didática, além de tecnológica. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias; | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Technologies; | pt_BR |
dc.subject | Didactic Resource; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Teaching | pt_BR |
dc.title | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.title.alternative | DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (TDICs) IN THE TEACHING PRACTICE OF CHEMISTRY TEACHERS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Porto Franco |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC__GILDASIO_DA_SILVA_BASTOS_.pdf | TCC de Graduação | 453,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.