Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/785
Título: TRATAMENTO ADEQUADO DOS CONFLITOS: a mediação no Novo Código de Processo Civil como solução eficaz de controvérsias.
Autor(es): Silva, Amanda Pereira
Palavras-chave: Resolução de conflitos
Acesso à Justiça
Crise do Poder Judiciário
Efetividade
Data do documento: Dez-2014
Resumo: Neste estudo será apresentada uma análise da mediação como forma de resolução adequada, pelo Poder Público, dos conflitos originados da sobreposição de interesses dos indivíduos. De início, demonstra-se toda a extensão das formas de composição de conflitos, diferenciando-as e colocando em destaque, dentro do autocomposição, a mediação. Realizam-se considerações sobre a atual acepção de acesso à justiça, relacionando-a à crise do Poder Judiciário e à morosidade no atendimento das demandas judiciais. Discute-se o papel do Poder Público, à luz da Constituição, na defesa dos direitos fundamentais. Enfatiza-se a mediação como método eficaz de solução de conflitos e garantidora de maior eficácia da jurisdição. Aponta-se o histórico da mediação no Brasil e no mundo, traçando uma linha temporal de implantação da mediação nos ordenamentos jurídicos em geral. Expõem-se os elementos e princípios que norteiam a mediação, assim como se diferencia este método da conciliação. Analisa-se o processo de criação do Novo Código de Processo Civil no tocante à mediação, demonstrando-se o papel evolutivo de sua futura implementação e expondo suas principais previsões. Discute-se o impacto da mediação no Novo Código de Processo Civil e seu papel para a efetivação de direitos e garantias fundamentais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/785
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIAAMANDAPEREIRASILVA2014.pdfMONOGRAFIA AMANDA PEREIRA SILVA 2014520,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.