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Título: HISTÓRIA AFRICANA E A LEI 11.645/2008: EXPERIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO BERNARDO – MA
Título(s) alternativo(s): AFRICAN HISTORY AND LAW 11.645/2008: EXPERIENCES IN TWO STATE SCHOOLS IN SÃO BERNARDO – MA
Autor(es): SILVA, Fabisnaldo Pereira da
Palavras-chave: Povos negros;
Educação;
Currículo;
Lei 11.645/2008
Black people;
Education;
Curriculum;
Law 11.645/2008
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A presença dos povos negros na América se deu inicialmente por via de uma diáspora forçada, fazendo com que milhares de africanos atravessassem o Oceano Atlântico com destino ao continente, sendo o Brasil um dos principais destinos impostos a eles. Por isso, através do tempo cronológico, os seres humanos entendem, através da história, atividades do passado que levam a questionar o presente. Pensando nisso, a antropologia se propõe a estudar o ser humano a partir de suas próprias práticas, relações interpessoais e o âmbito social, fazendo assim, surgirem ramos de estudos para pesquisar e entender essas relações sociais, que estudam os indivíduos e suas relações culturais com os outros. Uma grande parte da história da humanidade é das lutas dos povos negros por liberdades e direitos sociais, liberdades essas que, lá atrás, foram roubadas pelos povos europeus. Nesse sentido, a ausência de ênfase e compreensão da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil fez com que, através de reivindicações, em 2003, fosse criada a Lei nº 10.639, tornando obrigatória a valorização dos conteúdos relacionados aos povos negros nas instituições escolares, sendo essa Lei retificada em 2008 pela Lei nº 11.645, tornando obrigatório, também, o ensino e a valorização da história e cultura indígena nas escolas do país. Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter descritivo, utilizando como fontes materiais acadêmicos como teses, dissertações, artigos e livros e uma pesquisa de campo com questionários impressos. A análise documental foi realizada, utilizando materiais que tratam da história e da cultura africana e afro-brasileira com a Lei 11.645 de 2008, procurando entender o papel da mesma perante a educação nacional. A busca virtual foi realizada em sites como a base de dados Scielo, Google Acadêmico e Capes e na Biblioteca de livros online ZLibrary. As discussões consideraram os estudos de autores que versam sobre a discursão de currículo educacional, o pensamento africano e a história dos povos negros no Brasil. Dentre eles, destacam-se: Albuquerque (2006); Almeida (2019); Bittencourt (2008); Bong (2014); Brasil (2008); Fanon (1968); Gonzalez (2019); Mbembe (2001); Moreira; Silva (2002). Mudimbe (2013); Silva (2011); Nascimento (2021). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020) apontam que a maioria da população brasileira é composta pelos povos negros. Mas, segundo dados estatísticos colhidos até 2019, referentes ao sistema carcerário do Brasil, os povos negros foram a população mais encarcerada. Portanto, a luta pelo reconhecimento étnico e pela garantia dos direitos desses povos vem sendo uma constância no país, e umas das grandes conquistas dessa luta foi a obrigatoriedade de se ter, nos currículos escolares, os conteúdos referentes à história e cultura dos povos negros, valorizando as suas contribuições com as construção do Estado-nação brasileira.
Descrição: The presence of black people in America initially occurred through a forced diaspora, causing thousands of Africans to cross the Atlantic Ocean to the continent, with Brazil being one of the main destinations imposed on them. Therefore, through chronological time, human beings understand, through history, activities from the past that lead us to question the present. With this in mind, anthropology proposes to study human beings from their own practices, interpersonal relationships and the social sphere, thus creating branches of studies to research and understand these social relationships, which study individuals and their cultural relationships with the others. A large part of the history of humanity is the struggles of black people for freedoms and social rights, freedoms that, back in the day, were stolen by European peoples. In this sense, the lack of emphasis and understanding of African and Afro-Brazilian history and culture in Brazilian schools meant that, through demands, in 2003, Law No. 10,639 was created, making it mandatory to value content related to black people. in school institutions, this Law being amended in 2008 by Law No. 11,645, also making the teaching and appreciation of indigenous history and culture mandatory in the country's schools. In this work, bibliographical and documentary research was carried out, of a descriptive nature, using academic materials such as theses, dissertations, articles and books as sources and field research with printed questionnaires. Documentary analysis was carried out, using materials that deal with African and Afro-Brazilian history and culture with Law 11,645 of 2008, seeking to understand its role in national education. The virtual search was carried out on websites such as the Scielo, Google Scholar and Capes databases and the ZLibrary online book library. The discussions considered the studies of authors who deal with the discussion of educational curriculum, African thought and the history of black people in Brazil. Among them, the following stand out: Albuquerque (2006); Almeida (2019); Bittencourt (2008); Bong (2014); Brasil (2008); Fanon (1968); Gonzalez (2019); Mbembe (2001); Moreira; Silva (2002). Mudimbe (2013); Silva (2011); Nascimento (2021). Data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (2020) indicate that the majority of the Brazilian population is made up of black people. However, according to statistical data collected until 2019, referring to Brazil's prison system, black people were the most incarcerated population. Therefore, the struggle for ethnic recognition and the guarantee of the rights of these peoples has been ongoing in the country, and one of the great achievements of this struggle was the obligation to have, in school curricula, content relating to the history and culture of black peoples, valuing their contributions to the construction of the Brazilian nation-state.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7864
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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