Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, Emanuella Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-10T14:22:05Z-
dc.date.available2024-09-10T14:22:05Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7866-
dc.descriptionIntroduction: There are numerous reasons for clinicians to prevent oral diseases, and one way to encourage learning about oral hygiene and to make it a habit in children's daily lives is through motivation through education and awareness. Several methods have been used in educational programs, such as direct guidance, games, video films, informational leaflets, use of plaque-disclosing substances, lectures, puppet theater, scavenger hunts, music, among others. Objective: to evaluate the importance of using motivational resources to awaken students' interest in oral health. Methodology: An integrative literature review was conducted in the Scielo, Lilacs, Google Scholar databases dated from 2010 to 2023, as well as some relevant research conducted in previous periods. The terms motivation, oral health programs, oral health education, and motivational resources were used individually or in combination. To support the research question, according to the inclusion and exclusion criteria for selecting studies on motivational strategies, the theoretical framework was divided into topics: Education and Motivation in oral health; Motivation programs in oral health for schoolchildren and Importance of motivational resources. 231 primary studies related to preventive dentistry, education in oral health for schoolchildren, motivational strategies and motivation programs were selected and analyzed, with 45 studies being selected that contemplated the use of motivational resources for the practice of oral hygiene in children. Results: The results show variation in the types of actions and motivational resources employed, with a predominance of educational lectures and guidance on the direct brushing technique in association with the use of a macro model, educational games and theater. Conclusion: All resources used to motivate schoolchildren to prevent oral diseases are important, with verbal communication, through educational lectures, being the simple and direct means to achieve the expected effect.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Existem numerosas razões para que o clínico realize a prevenção das doenças bucais e uma forma de estimular o aprendizado em relação à higiene bucal e inseri-la como hábito no cotidiano da criança, é a motivação mediante educação e conscientização. Diversos métodos vêm sendo utilizados em programas educativos, como orientação direta, jogos, filme em vídeo, folhetos informativos, uso de substâncias evidenciadoras de placa bacteriana, palestras, teatro de fantoches, gincanas, música, entre outros. Objetivo: avaliar a importância da utilização dos recursos motivacionais para despertar interesse de escolares sobre saúde bucal. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, feita nas bases de dados, Scielo, Lilacs, Google Acadêmico datados nos anos de 2010 a 2023 e algumas pesquisas de relevância realizadas em períodos anteriores. Foram utilizados os termos motivação, programas de saúde bucal, educação em saúde bucal, recursos motivacionais, de forma individual ou combinados. Para dar suporte à pergunta de investigação, segundo os critérios de inclusão e exclusão para seleção dos estudos sobre estratégias motivacionais, o referencial teórico foi dividido em tópicos: Educação e Motivação em saúde bucal; Programas de motivação em saúde bucal para escolares e Importância dos recursos motivacionais. Foram selecionados e analisados 231 estudos primários relacionados com odontologia preventiva, educação em saúde bucal em escolares, estratégias motivacionais e programas de motivação, sendo selecionados 45 estudos os quais contemplavam a utilização de recursos motivacionais para a prática da higiene bucal em criança. Resultados: Os resultados mostram variação nas modalidades de ações e recursos motivacionais empregados, com predominância das palestras educativas e orientação da técnica direta de escovação em associação com a utilização de macro modelo, jogos educativos e teatro. Conclusão: Todos os recursos utilizados na motivação de escolares para a prevenção das doenças bucais, têm sua importância sendo a comunicação verbal, através das palestras educativas, o meio simples e direto para atingir o efeito esperado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectmotivação;pt_BR
dc.subjecteducação em saúde bucal;pt_BR
dc.subjectrecursos motivacionaispt_BR
dc.subjectmotivation;pt_BR
dc.subjectoral health education;pt_BR
dc.subjectmotivational resourcespt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E MOTIVAÇÃO EM SAÚDE BUCAL COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO PARA ESCOLARES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURApt_BR
dc.title.alternativeIMPORTANCE OF EDUCATION AND MOTIVATION IN ORAL HEALTH AS A TRANSFORMATION AGENT FOR SCHOOLCHILDREN: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEWpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELLA_SOUSA.pdfTCC de Graduação794,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.