Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7881
Título: Avaliação econômica da substituição de pontes de madeira por pontes mistas de concreto armado e aço na zona rural de Balsas-MA
Título(s) alternativo(s): Economic evaluation of replacing wooden bridges with composite bridges reinforced concrete and steel in the rural area of ​​Balsas-MA
Autor(es): LEAL JUNIOR, José Wilson
Palavras-chave: ponte de madeira;
ponte mista de aço e concreto armado;
análise econômica;
wooden bridge;
steel-reinforced concrete composite bridge;
economic evaluation;
puente de madera;
puente mixto de acero y hormigón armado;
análisis económico.
Data do documento: 2-Fev-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Um rio é um obstáculo natural na passagem entre dois pontos. Uma forma para transpor esse obstáculo é através da construção de uma ponte que pode ser de rocha, madeira, aço, concreto ou uma associação desses materiais. Em Balsas, cidade do interior do Maranhão, é comum a utilização de pontes de madeira para interligar as comunidades rurais entre si e entre a zona urbana do município. Todavia, o tráfego de veículos pesados tem levado ao colapso dessas pontes, causando isolamento e transtornos a essas comunidades. O objetivo deste estudo foi avaliar economicamente a substituição de três pontes de madeira por pontes mistas de aço e concreto armado localizadas em Balsas, pois as estruturas mistas resistem mais as cargas aplicadas quando comparadas as pontes de madeira construídas na região. Para tanto, foram feitos e comparados o orçamento da substituição da ponte de madeira pela construção da ponte mista. Os resultados indicaram que as pontes mistas possuem maior custo, mas, ao se analisar economicamente a proposição, através do valor presente líquido, taxa de lucratividade, payback descontado e custo-benefício, verificou-se que a proposição é economicamente viável quando a vida útil da ponte de madeira é de apenas um ano. Com isso, conclui-se que a substituição da ponte de madeira por ponte mista de aço e concreto armado se faz necessário nas pontes com maiores casos de ruína. Contudo, se for levado em consideração os transtornos causados pelo isolamento em função do colapso da ponte de madeira, a substituição da ponte de madeira por pontes mistas se faz necessário.__ABSTRACT A river is a natural obstacle in the passage between two points. One way to overcome this obstacle is building a bridge that can be made of rock, wood, steel, concrete, or a combination of these materials. In Balsas, Maranhão’s country town, it is common to use wooden bridges to connect rural communities to each other and to the city’s downtown. However, heavy vehicle traffic has led to the collapse of these bridges, causing isolation and disruption to these communities. The study purpose was to economic evaluation of the wooden bridges replacement for steel reinforced concrete composite bridges in Balsas, as composite structures are more resistant to applied loads when compared to wooden bridges built in the region. Therefore, replacing budgets for wooden bridge were made and compared with composite bridges construction. The results indicated that composite bridges have a higher cost, but, when analyzing the proposition economically, through net present value, internal rate of return, discounted payback, and cost benefit, it was found that the proposition is economically viable when the wooden bridge service life lasts for one year. Therefore, it can be concluded that replacing the wooden bridge with a composite bridge is necessary for bridges with a higher collapse incidence. Nevertheless, if the problems caused by isolation due to the collapse of the wooden bridge are considered, replacing the wooden bridge with composite bridges is necessary.___RESUMEN Un río es un obstáculo natural en el paso entre dos puntos. Una forma de superar este obstáculo es construir un puente, que puede ser de roca, madera, acero, hormigón o una combinación de estos materiales. En Balsas, ciudad del interior de Maranhão, los puentes de madera se utilizan habitualmente para conectar las comunidades rurales entre sí y con la zona urbana del municipio. Sin embargo, el tráfico de vehículos pesados ha provocado el colapso de estos puentes, causando aislamiento y molestias a estas comunidades. El objetivo de este estudio fue evaluar económicamente la sustitución de tres puentes de madera por puentes mixtos de acero y hormigón armado ubicados en Balsas, ya que las estructuras mixtas son más resistentes a las cargas aplicadas en comparación con los puentes de madera construidos en la región. Para ello, se analizó y comparó el presupuesto de sustitución del puente de madera y de construcción del puente mixto. Los resultados mostraron que los puentes mixtos son más caros, pero cuando se analizó económicamente la propuesta utilizando el valor actual neto, la tasa de rentabilidad, la amortización descontada y el coste-beneficio, se comprobó que la propuesta es económicamente viable cuando la vida útil del puente de madera es de sólo un año. En consecuencia, se puede concluir que la sustitución del puente de madera por un puente mixto de acero y hormigón armado es necesaria para los puentes con mayor probabilidad de derrumbe. Sin embargo, si tenemos en cuenta la perturbación causada por el aislamiento debido al derrumbe del puente de madera, es necesario sustituir el puente de madera por puentes mixtos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7881
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TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

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