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Título: COMPORTAMENTO DO MERCADO DE PET SHOPS NA PANDEMIA DA COVID- 19: Estudo de caso na Pet Shop “Bom Pra Cachorro”
Título(s) alternativo(s): BEHAVIOR OF THE PET SHOPS MARKET DURING THE COVID-19 PANDEMIC: Case study at the “Bom Pra Cachorro” Pet Shop
Autor(es): CARVALHO, Alessandro Lopes
Palavras-chave: Mercado pet;
Covid-19;
Pet Shop;
Satisfação
Pet market;
Covid-19;
Pet Shop;
Satisfaction
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: O ser humano não consegue viver na solidão. Com o início da pandemia de COVID-19, que teve seu início em 2020, uma pesquisa apontou que 54% dos brasileiros adotaram um pet durante esse período, visando amenizar, em parte, os efeitos negativos do isolamento social. Adoção de um pet reforça o vínculo afetivo entre humanos e animais, e como forma de recompensa, os donos de pets buscam sempre produtos e serviços do nicho, prezando o conforto e qualidade de vida de seus pets. Com isso, há um aumento na demanda por tais produtos e serviços, e na pandemia não foi diferente. Neste artigo, damos foco no comportamento do mercado de pet shops durante a pandemia, em uma visão macroeconômica, analisando o mercado no Brasil, e em uma visão microeconômica, através de um estudo de caso com a pet shop ludovicense “Bom Pra Cachorro”. A metodologia de natureza quanti-quali se deu através de questionário composto por questões abertas e fechadas aplicado aos clientes da “Bom Pra Cachorro”. Os resultados da pesquisa do estudo de caso revelam que aspectos como atendimento, qualidade do produto e rapidez na entrega são extremamente positivos para todos os clientes, no entanto, a pesquisa também aponta que o marketing da empresa pode melhorar. Os resultados positivos da “Bom Pra Cachorro” refletem o cenário macroeconômico positivo do mercado pet durante a pandemia. Estudos complementares sobre o assunto com empreendimentos de mesmo aporte e em momentos diferentes são necessários, para identificar forças e fraquezas no negócio.
Descrição: Human beings cannot live in solitude. With the beginning of the COVID-19 pandemic, which began in 2020, a survey found that 54% of Brazilians adopted a pet during this period, aiming to partially mitigate the negative effects of social isolation. Adopting a pet reinforces the affective bond between humans and animals, and as a form of reward, pet owners always seek niche products and services, valuing the comfort and quality of life of their pets. As a result, there is an increase in demand for such products and services, and the pandemic was no different. In this article, we focus on the behavior of the pet shop market during the pandemic, in a macroeconomic view, analyzing the market in Brazil, and in a microeconomic view, through a case study with the ludovicense pet shop “Bom Pra Cachorro”. The methodology of a quanti-quali nature was carried out through a questionnaire composed of open and closed questions applied to the customers of “Bom Pra Cachorro”. The case study research results reveal that aspects such as service, product quality and speed of delivery are extremely positive for all customers, however, the research also points out that the company's marketing can improve. The positive results of “Bom Pra Cachorro” reflect the positive macroeconomic scenario of the pet market during the pandemic. Complementary studies on the subject with ventures of the same investment and at different times are necessary to identify strengths and weaknesses in the business.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7885
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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