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http://hdl.handle.net/123456789/7925
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | COSTA, Luma Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T12:24:20Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T12:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7925 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho busca registrar as análises empreendidas a respeito dos mecanismos e manifestações do desejo no romance O Túnel do escritor argentino Ernesto Sabato (1911-2011), por meio dos estudos acerca da mímesis e da rivalidade mimética desenvolvidos pelo teórico René Girard (1923-2015), notável por suas obras como Mentira romântica e verdade romanesca e Coisas ocultas desde a fundação do mundo. O romance sabatiano é narrado em primeira pessoa e nos fornece, segundo o próprio escritor, uma melhor compreensão dos mecanismos comportamentais empreendidos pelo personagem principal Juan Pablo Castel, dando-lhe profundidade e subjetivação extrema. Juan Pablo Castel é um pintor que se diz incompreendido por todos à sua volta e que busca incansavelmente por alguém que possa entendê-lo. Como exemplo de indivíduo altamente influenciado por seus rivais miméticos, Castel assume um perfil extremamente instável e dirige à Maria Iribarne grande parte de seu ciúme e de sua desconfiança. Admite, logo nas primeiras páginas de sua confissão, que assassinara Maria Iribarne, a única que parecia tê-lo enxergado como realmente era. Perante o exposto, o trabalho apresentado se vale dos conceitos formulados por Girard, como mediação interna e externa, desejo mimético, masoquismo desembocando em considerações sobre vítima sacrificial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aporte bibliográfico que perpassa desde as contribuições teóricas de René Girard até romances nos quais a teoria mimética serve de chave de observação e análise. Para melhor investigar o quadro mimético de Juan Pablo Castel recorremos à comparação entre personagens presentes nas obras de Fiódor Dostoiévski, dentre elas Memórias do subsolo (1864) e Crime e castigo (1866).___ABSTRACT: This paper aims to record the analyses undertaken regarding the mechanisms and manifestations of desire in the novel The Tunnel by Argentine writer Ernesto Sabato (1911-2011), through studies on mimesis and mimetic rivalry developed by theorist René Girard (1923-2015), notable for his works such as Romantic lie and romanesque truth and Hidden things since the foundation of the world. Sabato's novel is narrated in the first person and provides us, according to the writer himself, with a better understanding of the behavioral mechanisms undertaken by the main character Juan Pablo Castel, giving him depth and extreme subjectivity. Juan Pablo Castel is a painter who claims to be misunderstood by everyone around him and who tirelessly searches for someone who can understand him. As an example of an individual highly influenced by his mimetic rivals, Castel assumes an extremely unstable profile and directs much of his jealousy and distrust towards Maria Iribarne. He admits, in the first pages of his confession, that he had murdered Maria Iribarne, the only one who seemed to have seen him as he really was. As already pointed out, the presented work uses concepts formulated by Girard, such as internal and external mediation, mimetic desire, masochism, leading to considerations about the sacrificial victim. This is a qualitative study with bibliographical support that ranges from the theoretical contributions of René Girard to novels in which mimetic theory serves as a key for observation and analysis. To better investigate the mimetic framework of Juan Pablo Castel, we resorted to the comparison with characters present in the works of Fyodor Dostoyevsky, such as in Notes from underground (1864) and Crime and punishment (1866). | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | René Girard; | pt_BR |
dc.subject | O túnel (Ernesto Sabato); | pt_BR |
dc.subject | masoquismo; | pt_BR |
dc.subject | vítima sacrificial; | pt_BR |
dc.subject | René Girard; | pt_BR |
dc.subject | The Tunnel (Ernesto Sabato); | pt_BR |
dc.subject | masochism; | pt_BR |
dc.subject | sacrificial victim. | pt_BR |
dc.title | Afundar-se em lodo mimético: uma análise Girardiana do romance o túnel de Ernesto Sabato | pt_BR |
dc.title.alternative | Sinking in mimetic mud: a Girardian analysis of the novel The Tunnel by Ernesto Sabato | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Letras Português-Inglês/CCH |
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