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http://hdl.handle.net/123456789/7934
Título: | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA LICENCIATURA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA (CCCO/UFMA) |
Título(s) alternativo(s): | ENVIRONMENTAL EDUCATION IN BACHELOR'S DEGREE: PERCEPTIONS OF STUDENTS IN THE PEDAGOGY COURSE (CCCO/UFMA) |
Autor(es): | CUNHA, Franciele Vieira da ARAUJO, Nicole Sarvia da Silva |
Palavras-chave: | Educação Ambiental; Formação de Professores; Pedagogia; Licenciandos/as; Transversalidade Environmental Education; Teacher Training; Pedagogy; Undergraduate Students; Transversality |
Data do documento: | 24-Ago-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A pesquisa objetivou analisar a percepção sobre Educação Ambiental de estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências de Codó (CCCO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E mais especificamente objetivou: I- Identificar o perfil das/os estudantes do curso de Pedagogia do CCCO/UFMA; II- Examinar como a Política Nacional de Educação ambiental (EA) é trabalhada no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia CCCO/UFMA; III- Conhecer as percepções sobre educação ambiental das/os licenciandas/os de Pedagogia do CCCO/UFMA. A abordagem metodológica incluiu pesquisa bibliográfica e documental, além de aplicação de um questionário semiestruturado aos/às alunos/as do quarto, sexto e oitavo períodos. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Narcizo (2012), Jacobi (2004, 2005), Rocha (2021) e Minayo (2007), entre outros. Os dados foram analisados qualitativamente, identificando-se temas recorrentes nas respostas dos participantes. Os resultados indicaram que, embora a EA esteja presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sua integração é limitada a uma disciplina específica, contrariando a proposta de transversalidade preconizada pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A análise revelou uma percepção positiva dos estudantes sobre a importância da EA, porém destacou a necessidade de uma maior inserção e integração desse tema ao longo de todo o currículo. Concluímos que, para uma formação mais crítica e comprometida com a sustentabilidade, é imperativo que a EA seja abordada de maneira interdisciplinar e contínua ao longo do itinerário formativo do curso. |
Descrição: | The research aimed to analyze the perception of Environmental Education among students of the Pedagogy undergraduate program at the Center for Sciences of Codó (CCCO), Federal University of Maranhão (UFMA). More specifically, it aimed to: I - Identify the profile of the Pedagogy students at CCCO/UFMA; II - Examine how the National Policy on Environmental Education (EE) is incorporated into the Pedagogical Project of the Pedagogy course at CCCO/UFMA; III - Understand the perceptions of Environmental Education among the Pedagogy students at CCCO/UFMA. The methodological approach included bibliographic and documentary research, as well as the application of a semi-structured questionnaire to students in the fourth, sixth, and eighth semesters. The theoretical framework was based on authors such as Narcizo (2012), Jacobi (2004, 2005), Rocha (2021), and Minayo (2007), among others. The data were analyzed qualitatively, identifying recurring themes in the participants' responses. The results indicated that, although EE is present in the Pedagogical Project of the Course (PPC), its integration is limited to a specific subject, contrary to the transversal approach advocated by the National Policy on Environmental Education (PNEA). The analysis revealed a positive perception among students regarding the importance of EE but highlighted the need for greater insertion and integration of this topic throughout the entire curriculum. We conclude that, for a more critical and sustainability-oriented education, it is imperative that EE be addressed in an interdisciplinary and continuous manner throughout the course's educational pathway. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7934 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu) |
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