Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7939
Título: Construção de mapas de temperatura do solo como uma proposta de atividade de ensino para educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Construction of soil temperature maps as a proposal for teaching activity for environmental education
Autor(es): ROCHA, Osnir Diogo
Palavras-chave: Conforto térmico;
urbanização;
educação ambiental;
mapas de temperatura
Thermal comfort;
urbanization;
environmental education;
temperature maps
Data do documento: 17-Ago-2024
Editor: UFMA
Resumo: Relatórios internacionais têm apontado insistentemente para o aumento das temperaturas médias globais, um fenômeno que é constatado a décadas e tem se intensificado, principalmente nos continentes. A ação antropogênica tem sido apontada como uma das principais causa desse processo de degradação dos espaços naturais, impulsionada pela industrialização e urbanização. O processo de pavimentação dos espaços urbanos, com coberturas asfálticas e de concreto, a impermeabilização do solo e a eliminação da vegetação, como árvores e plantas tem contribuído para o aumento de temperatura nas cidades e causado um agravamento na sensação térmica das cidades. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade prática experimental, de viés investigativo, que contou com a coleta de dados de temperatura do solo e construção de mapas de cores que realcem os contrastes dos efeitos da radiação solar incidente sobre as diversas superfícies artificiais e espaços naturais. O estudo foi realizado no Centro de Ciências da Universidade Federal do Maranhão, município de Codó-MA, em novembro de 2023, com os discentes do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade, no horário das 15:00 às 16:00 horas. Por meio da construção dos mapas, os discentes foram instigados a responder questões discursivas, identificando os contrastes de temperatura nos ambientes estudados e refletindo sobre os impactos das construções urbanas, e dos materiais empregados, nas temperaturas do solo. Os espaços mapeados foram de até 75 m2, divididos em quadrantes de 1m² e as medidas realizadas em cada um dos vértices. As com presença de elemento naturais (árvores, grama) e de concreto exibiram diferenças de temperatura de até 15°C. As menores temperaturas de superfície foram em ambientes sombreados, com presença de arvores, vegetação rasteira e umidade. Portanto, este trabalho vem contribuir para sensibilização das populações sobre a importância da manutenção dos recursos naturais para seu próprio bem está e qualidade de vida e o desenvolvimento de políticas de incentivo ao uso de tecnologias sustentáveis.
Descrição: International reports have persistently highlighted the increase in average global temperatures, a phenomenon observed for decades and intensified, particularly on the continents. Anthropogenic actions have been identified as one of the main causes of this process of natural space degradation, driven by industrialization and urbanization. The process of urban paving with asphalt and concrete coverings, soil impermeabilization, and the elimination of vegetation, such as trees and plants, have contributed to the rise in urban temperatures and exacerbated the thermal sensation of cities. Considering this, this study aims to present an experimental practical activity with an investigative bias that involves collecting soil temperature data and constructing color maps that highlight the contrasts of the effects of incident solar radiation on various artificial surfaces and natural spaces. The study was conducted at the Science Center of the Federal University of Maranhão, municipality of Codó-MA, in November 2023, with students from the Specialization Course in Environmental Education and Sustainability, from 3:00 PM to 4:00 PM. From the construction of the maps, the students were prompted to answer discursive questions, identifying temperature contrasts in the studied environments and reflecting on the impacts of urban constructions and the materials used on soil temperatures. The mapped areas were up to 75 m², divided into quadrants of 1m², with measurements taken at each vertex. Areas with natural elements (trees, plants) and concrete showed temperature differences of up to 15°C. The lowest surface temperatures were in shaded environments, with trees, ground vegetation, and moisture. Therefore, this work contributes to raising awareness among populations about the importance of maintaining natural resources for their well-being and quality of life and the development of policies that encourage the use of sustainable technologies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7939
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu)

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