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dc.contributor.authorLIMA, Ana Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-30T13:22:53Z-
dc.date.available2024-09-30T13:22:53Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7943-
dc.descriptionFaced with current economic and social challenges, Financial Education emerges as a powerful tool that can directly and indirectly impact not only the individual's personal sphere, but society as a whole, bringing greater financial well-being and quality of life. In this sense, the school and parents are fundamental agents in this process. This study has the general objective of identifying how financial education has been disseminated in basic education in order to equip students for personal financial management. The present study was carried out with 101 students, in 3 different schools, one private, one full public and one civic-military. The type of instrument used for data collection was the questionnaire, using a quantitative approach. The research results show that the instrumentalization of personal financial management occurs in a deficient way, both from a family and school perspective. Regarding the limitations present in this study, the significant difference in the number of students between the schools researched is highlighted. Therefore, it is suggested that samples that are more proportional to each other be used in future research.pt_BR
dc.description.abstractFrente aos atuais desafios econômicos e sociais, a Educação Financeira surge como uma poderosa ferramenta que pode impactar direta e indiretamente não só a esfera pessoal do indivíduo, mas a sociedade como um todo, trazendo maior bem-estar financeiro e qualidade de vida. Nesse sentido, a escola e os pais são agentes fundamentais neste processo. Este estudo tem como objetivo geral identificar como a educação financeira tem sido difundida na educação básica de forma a instrumentalizar os alunos para a gestão financeira pessoal. O presente estudo foi realizado com 101 alunos, em 3 diferentes escolas, sendo uma particular, uma pública integral e uma cívico-militar. O tipo de instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, utilizando-se uma abordagem quantitativa. Os resultados da pesquisa mostram que a instrumentalização da gestão financeira pessoal ocorre de forma deficitária, tanto da perspectiva familiar quanto escolar. Acerca das limitações presentes nesse estudo ressalta-se a diferença significativa na quantidade de alunos entre as escolas pesquisadas. Portanto, sugere-se, que sejam utilizadas amostras mais proporcionais entre si em futuras pesquisas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Financeira;pt_BR
dc.subjectFinanças Pessoais;pt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectFinancial education;pt_BR
dc.subjectPersonal finances;pt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO: estudo de caso com escolas localizadas no município de Raposa-MApt_BR
dc.title.alternativeFINANCIAL EDUCATION OF BASIC EDUCATION STUDENTS: case study with schools located in the municipality of Raposa-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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