Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7946
Título: | IMPACTOS DO ENGAJAMENTO UNIVERSITÁRIO NAS CARREIRAS DOS ESTUDANTES: uma revisão sistemática da literatura |
Título(s) alternativo(s): | IMPACTS OF UNIVERSITY ENGAGEMENT ON STUDENTS’ CAREERS: a systematic literature review |
Autor(es): | PEREIRA, Anna Karollynne da Silva |
Palavras-chave: | engajamento universitário; ensino superior; revisão sistemática university engagement; higher education; systematic review |
Data do documento: | 24-Jun-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O engajamento dos estudantes tem estado no radar das políticas educacionais de vários países há algum tempo, além de ser indispensável para a trajetória dos estudantes universitários. Assim, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que tem como objetivo investigar os impactos do engajamento acadêmico na carreira do estudante de Ensino Superior. Nesse sentido, foram analisadas 56 publicações no formato de artigo científico que se encontram disponíveis online nas bases de dados científicos Scopus e Web of Science e na biblioteca virtual de Periódicos Capes. Os resultados mostram maior concentração de produções e pesquisas nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Educação. Além disso, há representatividade sobre o tema em países de quase todos os continentes. A maioria dos estudos não emprega escalas de engajamento estudantil para avaliar os estudantes, porém, aqueles que o fazem proporcionam insights valiosos sobre o engajamento universitário. Tais insigths podem orientar práticas pedagógicas, intervenções educacionais e estratégias para promover o sucesso dos estudantes no contexto acadêmico e profissional. |
Descrição: | Student engagement has been on the radar of educational policies in several countries for some time, and it is indispensable for the trajectory of university students. This article presents a systematic review of the literature aimed at investigating the impact of academic engagement on the career of higher education students. To this end, 56 publications in scientific article format were analyzed, which are available online in the scientific databases Scopus and Web of Science. Scopus and Web of Science and in the virtual library of Periódicos Capes. The results show a greater concentration of research and production in the areas of Health Sciences, Human Sciences and Education. In addition, the subject is represented in countries on almost all continents. Most studies do not use student engagement scales to assess students, but those that do provide valuable insights into university engagement. Such insights can guide pedagogical practices, educational interventions and strategies to promote student success in the academic and professional context. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7946 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anna_Karollynne_da_Silva_Pereira_TCC.pdf | TCC de Graduação | 569,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.