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Título: O IMPACTO DAS FINTECHS NA ECONOMIA BRASILEIRA E SEU PAPEL NA INCLUSÃO FINANCEIRA
Título(s) alternativo(s): THE IMPACT OF FINTECHS ON THE BRAZILIAN ECONOMY AND THEIR ROLE IN FINANCIAL INCLUSION
Autor(es): PENHA, Carlos Eduardo Nogueira
Palavras-chave: Fintechs;
Economia;
Inclusão
Fintechs;
Economy
Inclusion
Data do documento: 25-Jun-2024
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa tem como a problemática como as fintechs estão contribuindo para a economia e a inclusão financeira de grupos historicamente excluídos do sistema bancário brasileiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de finalidade descritiva, endo a pesquisa de campo como meio, com abordagem quantitativa. A coleta de dados teve como público-alvo utilizadores de serviços financeiros e teve uma amostra de 100 pessoas. Ao analisar, comprova-se um impacto profundo das fintechs na economia brasileira fazendo que processos sejam repensados e na inclusão financeira ajudando milhares de pessoas a entrar no sistema financeiro formal e contou com a pandemia como um agente catalizador. Portanto, notou-se o aumento significativo na eficiência proporcionados pelas facilidades de uso dos serviços financeiros online inseridos pelas fintechs no mercado financeiro e em contrapartida notou-se uma percepção de que ainda as fintechs precisam melhorar muito os seus canais de atendimento aos clientes. Será necessária uma pesquisa mais abrangente futuramente com uma amostragem maior para fazer comparações entre áreas urbanas e rural para chegar numa resposta mais precisa.
Descrição: The present research addresses how fintechs are contributing to the economy and financial inclusion of groups historically excluded from the Brazilian banking system. Methodologically, it is descriptive research using field research as a means, with a quantitative approach. Data collection targeted financial services users and had a sample of 100 people. The analysis confirmed a profound impact of fintechs on the Brazilian economy, leading to a reevaluation of processes and significantly aiding financial inclusion by helping thousands of people enter the formal financial system. The pandemic served as a catalyst in this process. Therefore, a significant increase in efficiency was noted, provided by the ease of use of online financial services introduced by fintechs in the financial market. However, it was also noted that fintechs still need to significantly improve their customer service channels. Future research with a larger sample size will be necessary to make comparisons between urban and rural areas to reach a more precise conclusion.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7950
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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