Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVELOSO, Geisson Adriano Santana-
dc.date.accessioned2024-09-30T14:30:18Z-
dc.date.available2024-09-30T14:30:18Z-
dc.date.issued2024-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7953-
dc.descriptionIn the complex decision-making process, the emerging heuristics and judgment biases can distort perceptions and shape systematic patterns of behaviors, leading to less than positive outcomes. Understanding these mechanisms is essential to develop strategies that mitigate their negative effects and leverage their positive potential. In a qualitative case study, the overall objective is to analyze the influence of heuristics and biases on a mid-sized company's decision-making process. Several moments were identified in which heuristics, such as representativeness and availability, and biases, such as confirmation and overconfidence, influenced strategic and operational decisions. Through the suggested strategies, the company can not only improve the quality of its decisions but also establish a model for other organizations to face similar challenges. Understanding and reducing these cognitive influences are essential steps towards developing a more rational, efficient, and resilient business environment.pt_BR
dc.description.abstractNo complexo processo de tomada de decisões, as heurísticas e vieses de julgamento que emergem podem distorcer percepções e moldar comportamentos sistemáticos, conduzindo a resultados não tão positivos. Compreender esses mecanismos é essencial para desenvolver estratégias que mitiguem seus efeitos negativos e aproveitem suas potencialidades positivas. Em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, o objetivo geral é a análise da influência das heurísticas e vieses no processo de decisão de uma empresa de médio porte. Foram identificados diversos momentos em que heurísticas, como da representatividade e da disponibilidade, e vieses, como da confirmação e do excesso de confiança, influenciaram decisões estratégicas e operacionais. Através das estratégias sugeridas, a empresa pode não apenas melhorar a qualidade de suas decisões, mas também estabelecer um modelo para outras organizações enfrentarem desafios semelhantes. A compreensão e a redução dessas influências cognitivas são passos essenciais para o desenvolvimento de um ambiente empresarial mais racional, eficaz e resiliente.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectHeurísticas de julgamento;pt_BR
dc.subjectVieses cognitivos;pt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectJudgment heuristics;pt_BR
dc.subjectCognitive biases;pt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DAS HEURÍSTICAS E VIESES NO PROCESSO DE DECISÃO EMPRESARIALpt_BR
dc.title.alternativeTHE INFLUENCE OF HEURISTICS AND BIASES IN THE BUSINESS DECISION-MAKING PROCESSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geisson_Adriano_Santana_Veloso_TCC.pdfTCC de Graduação197,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.