Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7953
Título: A INFLUÊNCIA DAS HEURÍSTICAS E VIESES NO PROCESSO DE DECISÃO EMPRESARIAL
Título(s) alternativo(s): THE INFLUENCE OF HEURISTICS AND BIASES IN THE BUSINESS DECISION-MAKING PROCESS
Autor(es): VELOSO, Geisson Adriano Santana
Palavras-chave: Heurísticas de julgamento;
Vieses cognitivos;
Tomada de decisão
Judgment heuristics;
Cognitive biases;
Decision making
Data do documento: 12-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: No complexo processo de tomada de decisões, as heurísticas e vieses de julgamento que emergem podem distorcer percepções e moldar comportamentos sistemáticos, conduzindo a resultados não tão positivos. Compreender esses mecanismos é essencial para desenvolver estratégias que mitiguem seus efeitos negativos e aproveitem suas potencialidades positivas. Em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, o objetivo geral é a análise da influência das heurísticas e vieses no processo de decisão de uma empresa de médio porte. Foram identificados diversos momentos em que heurísticas, como da representatividade e da disponibilidade, e vieses, como da confirmação e do excesso de confiança, influenciaram decisões estratégicas e operacionais. Através das estratégias sugeridas, a empresa pode não apenas melhorar a qualidade de suas decisões, mas também estabelecer um modelo para outras organizações enfrentarem desafios semelhantes. A compreensão e a redução dessas influências cognitivas são passos essenciais para o desenvolvimento de um ambiente empresarial mais racional, eficaz e resiliente.
Descrição: In the complex decision-making process, the emerging heuristics and judgment biases can distort perceptions and shape systematic patterns of behaviors, leading to less than positive outcomes. Understanding these mechanisms is essential to develop strategies that mitigate their negative effects and leverage their positive potential. In a qualitative case study, the overall objective is to analyze the influence of heuristics and biases on a mid-sized company's decision-making process. Several moments were identified in which heuristics, such as representativeness and availability, and biases, such as confirmation and overconfidence, influenced strategic and operational decisions. Through the suggested strategies, the company can not only improve the quality of its decisions but also establish a model for other organizations to face similar challenges. Understanding and reducing these cognitive influences are essential steps towards developing a more rational, efficient, and resilient business environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7953
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geisson_Adriano_Santana_Veloso_TCC.pdfTCC de Graduação197,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.