Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7954
Título: | FATORES INFLUENCIADORES DO ENGAJAMENTO UNIVERSITÁRIO E CARREIRA: uma revisão sistemática de literatura |
Título(s) alternativo(s): | FACTORS INFLUENTIATING UNIVERSITY ENGAGEMENT AND CAREER: a systematic literature review |
Autor(es): | BATISTA, Gleycilene da Silva |
Palavras-chave: | engajamento; carreira; universitário engagement; carrer; university |
Data do documento: | 24-Jun-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O engajamento universitário representa o empenho ativo e positivo dos estudantes em suas experiências de aprendizagem na universidade, já o engajamento na carreira remete ao nível de envolvimento, comprometimento e entusiasmo dos profissionais em relação ao seu desenvolvimento contínuo e avanço na carreira. Baseado nesses aspectos esta Revisão Sistemática de Literatura (RSL), tem como objetivo identificar os fatores apontados como influenciadores do engajamento universitário e carreira. Neste contexto, após três etapas de refinamento da RSL, foram selecionados 56 artigos das bases de dados Scopus, Web of Science e a biblioteca virtual da CAPES. A partir dos artigos selecionados foram extraídas 118 palavras- chave relacionados à questão principal deste estudo. Após identificar e eliminar as repetições, o conjunto de palavras-chave foram reduzidas, e posteriormente transformadas em 8 categorias. Estas categorias resumem os fatores que influenciam o engajamento universitário e profissional, sendo elas: Relacionamentos Interpessoais, Motivação Intrínseca, Experiências Pessoais, Fatores Emocionais, Fatores Demográficos e Socioeconômicos, Atividades Curriculares, Fatores Extrínsecos e Oportunidades Profissionais. Os resultados da pesquisa apontam que a motivação intrínseca é a categoria mais expressiva para o sucesso acadêmico e profissional. Por fim, ressalta-se as categorias que resumem os fatores influenciadores do engajamento e que desempenham papéis importantes tanto no engajamento dos estudantes na universidade quanto no exercício da profissão. |
Descrição: | University engagement represents the active and positive commitment of students to their learning experiences at university, while career engagement refers to the level of involvement, commitment, and enthusiasm of professionals regarding their continuous development and career advancement. Based on these aspects, this Systematic Literature Review (SLR) aims to identify the factors pointed out as influencers of university and career engagement. In this context, after three stages of refinement of the SLR, 56 articles were selected from the Scopus, Web of Science databases, and the CAPES virtual library. From the selected articles, 118 keywords related to the main question of this study were extracted. After identifying and eliminating repetitions, the set of keywords was reduced and subsequently transformed into 8 categories. These categories summarize the factors that influence university and professional engagement, which are: Interpersonal Relationships, Intrinsic Motivation, Personal Experiences, Emotional Factors, Demographic and Socioeconomic Factors, Curricular Activities, Extrinsic Factors, and Professional Opportunities. The research results indicate that intrinsic motivation is the most expressive category for academic and professional success. The categories summarizing the influencing factors of engagement play significant roles in both student engagement at the university and in the practice of the profession. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7954 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gleycilene_da_Silva_Batista_TCC.pdf | TCC de Graduação | 425,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.