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dc.contributor.authorMORAES, João Vitor Coutinho-
dc.date.accessioned2024-09-30T15:03:44Z-
dc.date.available2024-09-30T15:03:44Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7958-
dc.descriptionThis thesis presents a case study of a solar energy company, focusing on client prospecting techniques. In the current context, client prospecting is a critical factor for the growth and sustainability of solar energy companies, given the increasing demand for renewable energy sources and market competitiveness. The objective of this study is to compare two distinct prospecting techniques: the traditional approach, conducted by consultants through in-person visits, and the digital approach, using paid traffic to passively attract clients. To achieve this objective, a methodology of document and report analysis issued by the company was used, aiming to measure the investments and financial returns associated with each prospecting technique. The results revealed that, although traditional prospecting conducted by consultants is still responsible for most of the company’s revenue, paid traffic makes a significant contribution and should not be overlooked. The study concludes that despite the predominance of the traditional method, the use of paid traffic represents an important part of the company’s revenue. Therefore, digital prospecting should be seen as a complementary tool that supports and enhances the work of consultants, contributing to a more robust and diversified prospecting strategy.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso de uma empresa do ramo de energia solar, focando nas técnicas de prospecção de clientes. No contexto atual, a prospecção de clientes é um fator crítico para o crescimento e sustentabilidade das empresas de energia solar, dada a crescente demanda por fontes de energia renovável e a competitividade do mercado. O objetivo deste estudo é comparar duas técnicas distintas de prospecção: a tradicional, realizada por consultores através de visitas presenciais, e a digital, que utiliza tráfego pago para captar clientes de forma passiva. Para alcançar este objetivo, foi utilizada uma metodologia de análise de documentos e relatórios emitidos pela própria empresa, com o intuito de metrificar os investimentos e retornos financeiros associados a cada uma das técnicas de prospecção. Os resultados revelaram que, embora a prospecção tradicional realizada pelos consultores ainda seja res- ponsável pela maior parte do faturamento da empresa, o tráfego pago tem uma contribuição significativa e não deve ser desconsiderado. A conclusão do estudo aponta que, apesar da predominância do método tradicional, o uso de tráfego pago representa uma parte importante do faturamento da empresa. Portanto, a prospecção digital deve ser vista como uma ferramenta complementar que apoia e potencializa o trabalho dos consultores, contribuindo para uma estratégia de prospecção mais robusta e diversificada.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectProspecção de clientes;pt_BR
dc.subjectMarketing;pt_BR
dc.subjectPublicidade;pt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectClient prospecting;pt_BR
dc.subjectMarketing;pt_BR
dc.subjectAdvertising;pt_BR
dc.subjectSolar energypt_BR
dc.titleESTUDO DE CASO SOLTECH: prospecção na integração solarpt_BR
dc.title.alternativeSOLTECH CASE STUDY: prospecting in solar integrationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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