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http://hdl.handle.net/123456789/7966
Título: | ANÁLISE DO NÍVEL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DA UFMA |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF THE FINANCIAL EDUCATION LEVEL OF UFMA STUDENTS |
Autor(es): | MENDONÇA, Mikael Coelho |
Palavras-chave: | Educação financeira; Conhecimento financeiro; Finanças pessoais Financial education; Financial knowledge; Personal finance |
Data do documento: | 26-Jun-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A falta de educação financeira é um desafio persistente em várias esferas da sociedade, onde conceitos financeiros básicos não são devidamente ensinados em instituições educacionais. Como resultado, muitos indivíduos se formam sem o domínio do gerenciamento financeiro, levando a endividamentos precoces entre os jovens. Mesmo aqueles que possuem nível superior apresentam baixo desempenho no controle das finanças pessoais e isso se reflete negativamente em várias áreas da vida. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de educação financeira dos alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a fim de identificar o atual cenário dentro da universidade e quais variáveis apresentam maior impacto na vida financeira dos alunos. Para isso, utilizou-se a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para desenvolver um instrumento de medição preciso e adaptável às necessidades da população em estudo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, que obteve adesão de 721 alunos, abrangendo diferentes áreas de formação. Na análise dos resultados foram incluídos os testes ANOVA, t-Student e post-hoc de Tukey para identificar associações entre as variáveis. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos apresentava um baixo nível de educação financeira. A renda familiar e pessoal, escolaridade dos pais e área de formação foram identificadas como fatores significativamente associados ao conhecimento financeiro dos alunos. Dessa forma, conclui-se que estratégias educacionais direcionadas ao aumento do conhecimento financeiro dos alunos da UFMA são necessárias, especialmente para os grupos identificados como mais vulneráveis, como os jovens, mulheres e aqueles com menor renda e escolaridade dos pais. |
Descrição: | The lack of financial education is a persistent challenge in various spheres of society, where basic financial concepts are not properly taught in educational institutions. As a result, many individuals graduate without a grasp of financial management, leading to early indebtedness among young people. Even those with higher education have poor performance in controlling personal finances and this reflects negatively on various areas of life. With this in mind, this research aims to assess the level of financial education of students at the Federal University of Maranhão (UFMA), in order to identify the current scenario within the university and which variables have the greatest impact on students' financial lives. To this end, Item Response Theory (IRT) was used to develop an accurate measuring instrument that could be adapted to the needs of the population under study. Data was collected using a questionnaire, which was answered by 721 students, covering different areas of study. Analysis of the results included ANOVA, Student's t-test and Tukey's post-hoc test to identify associations between the variables. The results showed that the majority of students had a low level of financial education. Family and personal income, parents' education and area of training were identified as factors significantly associated with students' financial knowledge. Thus, it is concluded that educational strategies aimed at increasing the financial knowledge of UFMA students are necessary, especially for the groups identified as most vulnerable, such as young people, women and those with lower income and parental education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7966 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
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