Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, Patrícia França-
dc.date.accessioned2024-10-01T14:30:17Z-
dc.date.available2024-10-01T14:30:17Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7968-
dc.descriptionUrban public transport is essential for mobility, as it facilitates access to the workplace, health centers, schools and leisure activities. It stands out for transporting many people on the same journey and for being less expensive than other means of transport. As well as being efficient in getting people around, it has other benefits such as reducing congestion, pollutant emissions and accidents. The main objective of this study is to identify users' perceptions of the quality of public transport in the city of São Luís – MA, Brazil. The survey was carried out with 150 people, 66.7% of whom are women, 74% fall within the 16-30 age range, around 36% are employed, and 46% earn up to one minimum wage. One factor that stood out in the assessment of satisfaction was the walk to the bus stop as one of the positive points. Negative points include muggings, crowding and the fare, which are critical areas for improvement. It was concluded that it is necessary to invest in the quality of public transport, as this has a direct impact on aspects such as reducing pollution and traffic jams. The survey highlights that safety, fares and capacity are priorities for public transport users. It is suggested that in order to improve quality, as well as increase satisfaction, the following should be done to increase police presence, install cameras, and improve road infrastructure.pt_BR
dc.description.abstractO transporte público urbano é essencial para a mobilidade, pois facilita o acesso ao local de trabalho, a postos saúde, escolas e ao lazer. Destaca-se por transportar muitas pessoas em uma mesma viagem e por possuir um custo menor comparado a outros meios de transporte. Além de ser eficiente no deslocamento das pessoas, ele apresenta outros benefícios tais como: a redução de congestionamentos, emissão de poluentes e acidentes. Este trabalho tem por objetivo principal identificar a percepção dos usuários a respeito da qualidade do transporte público na cidade de São Luís – MA. A pesquisa foi realizada com 150 pessoas, destes 66,7% são mulheres, 74% estão na faixa dos 16 aos 30 anos, cerca de 36% estão empregados e 46% recebem até um salário mínimo. Um fator de destaque na avaliação da satisfação foi a caminhada até o ponto de ônibus como um dos pontos positivos. Como pontos negativos têm- se os assaltos, a lotação e a tarifa que são áreas críticas a serem melhoradas. Concluiu-se que é preciso investir na qualidade do transporte público pois estes impactam diretamente em aspectos como diminuição da poluição e engarrafamentos. A pesquisa destaca que segurança, tarifa e lotação são prioridades para os usuários do transporte público. Sugere-se para a melhora qualidade, bem como, do aumento da satisfação: o aumento da presença policial, instalação de câmeras e melhora na infraestrutura das vias.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTransporte público;pt_BR
dc.subjectmobilidade urbana;pt_BR
dc.subjectqualidade de serviço;pt_BR
dc.subjectsatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectPublic transportation;pt_BR
dc.subjecturban mobility;pt_BR
dc.subjectservice quality;pt_BR
dc.subjectuser satisfactionpt_BR
dc.titleLIDERANÇA FEMININA: os principais desafios enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança em São Luís-MApt_BR
dc.title.alternativeFEMALE LEADERSHIP: the main challenges faced by women who hold leadership positions in São Luís-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Brito_Soares_TCC.pdfTCC de Graduação836,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.