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Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: uma investigação sobre as práticas realizadas
Título(s) alternativo(s): STRATEGIES FOR IMPROVING THE QUALITY OF LIFE AT WORK FOR STAFF AT A FEDERAL UNIVERSITY: an investigation into the practices carried out
Autor(es): CONCEIÇÃO, Rayssa Santos da
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;
Gestão pública;
Universidade
Quality of life at work;
Public management;
University
Data do documento: 13-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: A qualidade de vida no trabalho está relacionada à subjetividade do trabalho, pois a forma como o indivíduo percebe o exercício de sua profissão impacta seu estado de bem-estar e, consequentemente, sua qualidade de vida no trabalho. Portanto, estratégias eficazes de melhoria da QVT no ambiente laboral devem ser incorporadas pelas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Nesse sentido, a pesquisa aqui descrita aborda as estratégias de ampliação da qualidade de vida no trabalho dos servidores de uma universidade federal a partir das práticas promovidas pela instituição. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas por essa universidade para melhorar a qualidade de vida de seus servidores, examinando as principais dimensões da qualidade de vida no trabalho (aspectos físicos, emocionais, sociais), o grau de entendimento sobre o que é qualidade de vida, segundo a percepção dos servidores, e avaliar a efetividade das práticas de QVT promovidas pela instituição. A metodologia empregada foi exploratória, com abordagem quali-quanti, realizada por meio de um estudo de caso. Os resultados obtidos demonstram que, em sua maioria, os servidores não percebem uma relevância significativa nas práticas de QVT adotadas, evidenciando uma ineficiência dessas práticas como um todo na melhoria da QVT na instituição, pois os impactos das ações não são claramente compreendidos pelos servidores.
Descrição: Workplace quality of life is related to the subjectivity of work, as the way an individual perceives their professional activity impacts their state of well-being and, consequently, their quality of life at work. Therefore, effective strategies for improving workplace quality of life (QWL) should be incorporated by organizations, whether public or private. In this sense, the research described here addresses strategies for enhancing the quality of life at work for employees of a federal university through the practices promoted by the institution. The aim of this study is to analyze the strategies used by this university to improve the quality of life of its employees, examining the main dimensions of workplace quality of life (physical, emotional, and social aspects), the level of understanding of what constitutes quality of life according to employees' perceptions, and to evaluate the effectiveness of the QWL practices promoted by the institution. The methodology employed was exploratory, with a qualitative-quantitative approach, conducted through a case study. The results obtained demonstrate that, for the most part, employees do not perceive significant relevance in the adopted QWL practices, indicating an overall inefficiency of these practices in improving QWL at the institution, as the impacts of the actions are not clearly understood by the employees.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7970
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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