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dc.contributor.authorBRITO, Ana Karolina Cantanhede-
dc.date.accessioned2024-10-04T13:52:03Z-
dc.date.available2024-10-04T13:52:03Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7975-
dc.descriptionThis work seeks to analyze how digital communication influences the construction and maintenance of religious bonds in Protestant churches after the covid-19 pandemic. The research is classified as qualitative and descriptive and used the data collected from the Instagram account of the church studied and the testimony from an interview conducted with the institution's leadership. Initially, it was sought to understand how the construction of community bonds occurs. Then, a dialogue was built between the field of communication and religion, making use of the sociological discussion between Habermas and Durkheim and presenting a brief overview of the presence of religion in communication processes throughout Western history. The work focused specifically on the history of the Angelim Baptist Church, outlining the presence of the media from the foundation of the institution to today, and developed a brief exposition on the scenario experienced by Brazilian churches in the context of the covid-19 pandemic. Finally, it carried out a Discourse Analysis through the data collected, observing the institution's position in the use of digital media.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar como a comunicação digital influencia a construção e manutenção de vínculos religiosos nas igrejas protestantes após a pandemia de covid-19. A pesquisa se classifica como qualitativa e descritiva e utilizou-se dos dados coletados na conta do Instagram da igreja estudada e do depoimento proveniente de entrevista realizada com liderança da instituição. Inicialmente buscou-se compreender como se dá a construção dos vínculos comunitários. Em seguida, construiu-se um diálogo entre o campo da comunicação e da religião, valendo-se da discussão sociológica entre Habermas e Durkheim e apresentando um breve panorama sobre a presença da religião nos processos de comunicação ao longo da história ocidental. O trabalho se debruçou especificamente sobre a história da Igreja Batista do Angelim, delineando sobre a presença dos meios de comunicação desde a fundação da instituição até hoje, e desenvolveu uma breve exposição sobre o cenário vivenciado pelas igrejas brasileiras no contexto da pandemia de covid-19. Por fim, realizou uma Análise de Discurso através dos dados coletados, observando o posicionamento da instituição na utilização das mídias digitais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMídias digitais;pt_BR
dc.subjectIgreja;pt_BR
dc.subjectComunicação;pt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectDigital media;pt_BR
dc.subjectChurch;pt_BR
dc.subjectCommunication;pt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.titleMídia e Religião: a influência da comunicação digital nas instituições religiosas no pós-pandemiapt_BR
dc.title.alternativeMedia and Religion: the influence of digital communication on religious institutions in the post-pandemic periodpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

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