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http://hdl.handle.net/123456789/7976
Título: | “Emoção que toca”: Registros de identidades e representações nos pandeirões de bumba meu boi |
Título(s) alternativo(s): | “Emotion that touches”: Records of identities and representations in the pandeirões of bumba meu boi |
Autor(es): | LEITÃO, Juliana Andrade Ribeiro |
Palavras-chave: | bumba meu boi; bumba meu boi; pandeirão; tambourine; influência afro-indígena Afro-indigenous influence |
Data do documento: | 18-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho busca compreender as representações e os sentidos do bumba meu boi por meio da visualidade, dos usos e das apropriações do instrumento musical pandeirão feitas pelos brincantes. O pandeirão é um instrumento musical presente em quatro dos cinco sotaques do bumba meu boi convencionalmente reconhecidos no Maranhão. O foco da pesquisa está nos pandeirões dos grupos do sotaque de Matraca, visando investigar os textos e gravuras inscritos em seus couros. A análise interdisciplinar envolve etnomusicologia, antropologia, história e estudos culturais para entender as camadas de sentidos que o pandeirão carrega. Desse modo, recupera-se a história sobre o pandeirão, identificando lacunas na literatura sobre a influência afro-indígena para a popularização desse instrumento. A pesquisa resgata o histórico do pandeirão, propondo uma crítica às lacunas na literatura sobre a influência afro-indígena e o impacto do tráfico de pessoas escravizadas nesse processo. Observa-se também a falta de documentação sobre a formação dos sotaques e a trajetória do bumba meu boi no Maranhão, evidenciando a marginalização da manifestação fora do mês de junho. A partir de uma abrangente pesquisa de campo, realizada durante nossa participação no âmbito do projeto de pesquisa Caminhos da Boiada, foi realizada uma categorização dos pandeirões, segundo as inscrições criadas pelos brincantes de bumba meu boi, neste caso, os pandeireiros. A classificação identificou pandeirões de casa, religioso, de pique, motivacional/auto-afirmação e de ativismo. A personalização dos instrumentos pelos tocadores é vista como uma expressão identitária, política e comunicacional. A análise cultural é baseada nos conceitos de cidadania cultural de Canclini (2006), identidade e representação de Hall (1997) e a teoria das mediações de Martín-Barbero (2009), adaptada por Cardoso (2016) para estudo das culturas populares. |
Descrição: | This work aims to understand the representations and meanings of bumba meu boi through visuality, the use and the appropriations of the musical instrument pandeirão by its musicians. The pandeirão is a musical instrument present in four of the five styles of bumba meu boi that are institutionally recognized. The focus of the research is on the pandeirões of the Matraca style groups, and it aims to investigate the texts and engravings inscribed on their skins. The interdisciplinary analysis involves ethnomusicology, anthropology, history, and cultural studies to understand the layers of meanings that the pandeirão carries. In this way, the history of the pandeirão is recovered as we identify gaps in the literature regarding the Afro-Indigenous influence on the popularization of this instrument. The research rescues the historical background of the pandeirão, proposing a critique of the gaps in the literature on the Afro-Indigenous influence and the impact of the trafficking of enslaved people. It also highlights the lack of documentation about the formation of the styles and the trajectory of bumba meu boi in Maranhão, revealing the marginalization of this tradition outside the month of June. Based on comprehensive field research, conducted during our participation in the research project Caminhos da Boiada, a categorization of the pandeirões was carried out, according to the inscriptions created by the bumba meu boi performers, in this case, the pandeireiros. The classification identified pandeirões of “home, religious, de pique, motivational/self-affirmation, and activism”. The personalization of the instruments by the players is seen as an expression of identity, politics, and communication. The cultural analysis is based on Canclini's (2006) concepts of cultural citizenship, Hall’s theories on identity and representation, and Martín-Barbero's (2009) mediation theory, adapted by Cardoso (2016) for the study of popular cultures. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7976 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga |
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