Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7980
Título: A comunicação popular do pregoeiro: um personagem inesquecível do imaginário ludovicense
Título(s) alternativo(s): The popular communication of the auctioneer: an unforgettable character from the ludovicense imaginary
Autor(es): ARAUJO, Bruna Castro Cantanhede
Palavras-chave: pregoeiro;
comunicação;
oralidade;
pregões;
ofícios tradicionais
pregoeiro;
communication;
orality;
cries;
traditional trades
Data do documento: 17-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho busca investigar o pregoeiro, personagem cuja principal característica é a oralidade, e principal instrumento a comunicação oral. Além de destacar sua importância histórico-cultural na cidade de São Luís, o estudo traça um recorte social desse personagem, destacando os aspectos que os distinguem de outros vendedores ambulantes. A pesquisa se classifica como qualitativa e descritiva, e se baseou em referências bibliográficas e dados obtidos por meio de entrevistas com os próprios pregoeiros. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados ao ofício do pregoeiro, como memória, história, ofícios tradicionais, oralidade, performance e linguagem. Em seguida, foram conduzidas entrevistas com os pregoeiros. A partir dos dados coletados, elaborou-se uma análise sobre o papel do pregoeiro na sociedade e sua importância cultural. Como resultado, a pesquisa observou que o pregão é um importante recurso de comunicação popular que, apesar das transformações sociais, mantém-se vivo nas ruas de São Luís. Percebe-se que a comunicação oral dos pregoeiros tem se ressignificado, adaptando-se sem perder sua essência, permanecendo como seu principal recurso. Apesar de sua importância histórico-cultural, constata-se a necessidade de uma maior visibilidade e valorização desses trabalhadores. Por fim, foi produzido um registro em áudio dos pregões coletados durante as entrevistas.
Descrição: The present work seeks to investigate the "pregoeiro," a character whose main feature is orality, with oral communication being their primary tool. In addition to highlighting their historical and cultural significance in the city of São Luís, the study outlines a social profile of this figure, emphasizing the aspects that set them apart from other street vendors. The research is classified as qualitative and descriptive, based on bibliographic references and data obtained through interviews with the "pregoeiros" themselves. Initially, a bibliographic survey was conducted on themes related to the "pregoeiro's" trade, such as memory, history, traditional trades, orality, performance, and language. Subsequently, interviews were conducted with the "pregoeiros." Based on the collected data, an analysis was developed on the role of the "pregoeiro" in society, and their cultural importance. As a result, the research observed that the "pregão" is an important resource for popular communication that, despite social transformations, remains alive in the streets of São Luís. It is noted that the oral communication of the pregoeiros has been redefined, adapting without losing its essence, remaining their primary resource. Despite its historical and cultural importance, there is a recognized need for greater visibility and appreciation of these workers. Finally, an audio recording was made of the cries collected during the interviews.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7980
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna_Castro_Cantanhede_Araujo.pdfTCC de Graduação3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.