Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7985
Título: ALÉM DAS QUATRO LINHAS: o gerenciamento de conteúdo esportivo no perfil do Sampaio Corrêa no Instagram
Título(s) alternativo(s): BEYOND THE FOUR LINES: sports content management on the Sampaio Corrêa's Instagram profile
Autor(es): MORAIS, Jefferson Aires
Palavras-chave: Jornalismo esportivo;
redes sociais digitais;
Instagram;
Sampaio Corrêa
Sports journalism;
internet social media;
Instagram;
Sampaio Corrêa
Data do documento: 19-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: As redes sociais da internet se tornaram um grande artifício para a divulgação de conteúdo. No Brasil, o futebol é um fenômeno social relevante e, nesse contexto, os clubes devem ser ativos no ambiente digital. O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais estratégias utilizadas pelos profissionais que administram o perfil do clube de futebol do Sampaio Corrêa no Instagram. Para tanto, é preciso discorrer sobre redes sociais digitais, as mudanças que o jornalismo esportivo passou ao longo do tempo e os novos desafios que o exercício da atividade jornalística exige, como o combate às fake news e o aumento do uso de inteligência artificial (IA). Foi possível mapear, por meio da categorização das publicações, as principais estratégias e ferramentas utilizadas no Instagram do Sampaio. Isso possibilitou medir, por meio de métricas de engajamento visíveis, quais tipos provocaram mais interações da audiência.
Descrição: Internet social media have become a great tool for contente disseminating. In Brazil, football is a relevant social phenomenon and, in this context, clubs must be active in the digital environment. This study aims to identify the main strategies used by professionals managing the profile of the Sampaio Corrêa Football Club on Instagram. To do so, it is necessary to discuss internet social media, the changes sports journalism has undergone over time and the new challenges that the practice of journalistic activity requires, such as combating fake news and the increased use of artificial intelligence (AI) It was possible to map, through the categorization of posts, the main strategies and tools used on Sampaio's Instagram. This allowed for the measurement, through visible engagement metrics, which types generated the most audience interactions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7985
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFFERSON AIRES MORAIS.pdfTCC de Graduação3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.