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http://hdl.handle.net/123456789/7986
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, Samarone Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T15:16:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T15:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7986 | - |
dc.description | This paper aims to present an analysis of the melodies of the Bumba Meu Boi Master, Humberto De Maracanã, with an emphasis on the references to Afro-Pindoramic religiosity found in the melodies (compositions) written by him. The aim is to understand the representations, meanings and imaginary of the Maracanã community, materialized in the texts of the melodies. The interpretations presented here will be based on studies of identity and representation from the theories of Stuart Hall and other authors, such as Néstor Canclini and Katherine Woodward, in line with the decolonial thinking of Antônio Bispo and Davi Kopenawa. The role of representations in the construction of identity and multiculturalism is discussed. It is also observed that the concept of hybridism is promising for seeing the relationships established in the Bumba Meu Boi of Maracanã and understanding how Afro-Pindoramic religiosity contributes to the construction of the imaginary of the boi community and also to disseminate an assimilation of these socially marginalized religiosities. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende apresentar uma análise das toadas do Mestre de Bumba Meu Boi, Humberto De Maracanã, com ênfase nas referências da religiosidade afro-pindorâmica, encontradas nas toadas (composições) de autoria dele. Busca-se entender as representações, os sentidos e o imaginário da comunidade de Maracanã, materializados nos textos das toadas. As interpretações aqui apresentadas serão baseadas nos estudos de identidade e representação das teorias de Stuart Hall e outros autores, como Néstor Canclini e Katherine Woodward, em sintonia com o pensamento decolonial de Antônio Bispo e Davi Kopenawa. Discute-se o papel das representações na construção da identidade e do multiculturalismo. Observa-se, ainda, que o conceito de hibridismo é promissor para enxergar as relações estabelecidas no Bumba Meu Boi de Maracanã e entender como a religiosidade afro-pindorâmica contribui para a construção do imaginário da comunidade do boi e também para disseminar uma assimilação dessas religiosidades socialmente marginalizadas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Representação; | pt_BR |
dc.subject | Identidade; | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade afro-pindorâmica; | pt_BR |
dc.subject | Toadas; | pt_BR |
dc.subject | Bumba meu boi de Maracanã | pt_BR |
dc.subject | Representation; | pt_BR |
dc.subject | Identity; | pt_BR |
dc.subject | Afro-Pindoramic religiosity; | pt_BR |
dc.subject | Melody; | pt_BR |
dc.subject | Bumba meu boi from Maracanã | pt_BR |
dc.title | TOURO NEGRO NO REINO DE GUARÉ: AS REPRESENTAÇÕES DA RELIGIOSIDADE AFRO-PINDORÂMICA NAS TOADAS DE HUMBERTO DE MARACANÃ. | pt_BR |
dc.title.alternative | TOURO NEGRO NO REINO DE GUARÉ: REPRESENTATIONS OF AFRO-PINDORAMIC RELIGIOSITY IN THE TOADAS OF HUMBERTO DE MARACANÃ | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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