Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Iziquiel Almeida-
dc.date.accessioned2024-10-05T02:10:50Z-
dc.date.available2024-10-05T02:10:50Z-
dc.date.issued2023-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7987-
dc.description.abstractRESUMO: Esta monografia tem como intuito apresentar a gamificação no ensino de História como uma ferramenta pedagógica para trabalhar as conteúdos étnico-raciais em conformidade com as leis 10.639/03 e 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira e indígena na educação básica. A justificativa para este estudo baseia-se na necessidade de aprendizagem no âmbito escolar com metodologias que promovam a conscientização sobre a diversidade étnico-racial, desafiando preconceitos e antirracismo. A metodologia em que os alunos tenham uma aprendizagem proativa e significativa, para os educandos os jogos digitais como ferramenta incorporada dentro do currículo escolar, explorando temas como identidade, diversidade das relações étnicos raciais. A análise inclui a categoria como conceito de gamificação, na educação, as vantagens e desafios, além de teorias e abordagens relevantes de alguns autores como Huinzinga (2000) que defende os jogos como necessários para o desenvolvimento cultural humano, Mayra (2008) compreende que os jogos podem ser aplicados em diferentes contextos na educação e Barboza (2023) enfatiza que os jogos são importantes na reeducação das relações étnico-raciais, dentre outros autores que irei apresentar. A pesquisa identificou desafios e oportunidades de incluir jogos no contexto educacional, abordando questões de acessibilidade e desenvolvimento de conteúdos cruciais para a formação de educadores. Conclui-se que a gamificação no ensino de História, aliada aos objetivos das Leis 10639/03 e 11.645/08, pode transformar o processo educativo, promovendo a formação de alunos que sejam cidadãos conscientes, inclusivos pautados na diversidade nas relações étnico-raciais.__ABSTRACT: This monograph aims to present gamification in History teaching as a pedagogical tool to address ethnic-racial content in accordance with Laws 10.639/03 and 11.645/08, which mandate the teaching of Afro-Brazilian and Indigenous history and culture in basic education. The justification for thisstudy is based on the need for learning within the school environment with methodologies that promote awareness of ethnic-racial diversity, challenging prejudices and fostering anti-racism. The methodology aims for students to have proactive and meaningful learning, with digital games as a tool incorporated into the school curriculum, exploring themes such as identity and the diversity of ethnic-racial relations. The analysis includes the concept of gamification in education, its advantages and challenges, as well as relevant theories and approaches from authors such as Huizinga (2000), who argues that games are necessary for human cultural development, Mäyrä (2008), who understands that games can be applied in different educational contexts, and Barboza (2023), who emphasizes that games are important in the re-education of ethnic-racial relations, among other authors that will be presented. The research identified challenges and opportunities in including games within the educational context, addressing issues of accessibility and the development of crucial content for the training of educators. It concludes that gamification in History teaching, combined with the objectives of Laws 10.639/03 and 11.645/08, can transform the educational process, promoting the formation of students who are conscious, inclusive citizens, guided by diversity in ethnic-racial relations.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgamificação;pt_BR
dc.subjectensino de História;pt_BR
dc.subjectrelações étnico-raciais;pt_BR
dc.subjectdiversidade étnica e racial e Leis 10.639/03 e 11.645/08;pt_BR
dc.subjectgamification;pt_BR
dc.subjectteaching of History;pt_BR
dc.subjectethnic-racial relations,pt_BR
dc.subjectethnic and racial diversity;pt_BR
dc.subjectlaws 10.639/03 and 11.645/08.pt_BR
dc.titleA gamificação como instrumento didático-pedagógico para implementar os conteúdos sobre as relações étnico-raciais na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeGamification as a didactic-pedagogical tool to implement content on ethnic-racial relations in basic educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia_Almeida.pdf934,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.