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http://hdl.handle.net/123456789/7994
Título: | Assistência da enfermagem em crianças dentro do transtorno do espectro autista |
Título(s) alternativo(s): | Nursing care for children with autism spectrum disorder |
Autor(es): | BARROS, Lavinny Máyra de Oliveira Sousa |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista; Assistência de Enfermagem; Saúde da Criança Autistic Spectrum Disorder; Nursing Assistance; Child Health |
Data do documento: | 8-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um complexo distúrbio neurológico que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento, caracterizado por comportamentos repetitivos e interesses restritos. Este transtorno, que se manifesta de forma variada em cada indivíduo, geralmente é diagnosticado na primeira infância através de uma análise clínica criteriosa. A compreensão das causas do TEA ainda é limitada, envolvendo fatores genéticos e ambientais. Este estudo irá explor os principais aspectos do TEA, destacando sua complexidade, diagnóstico e desafios associados. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho é identificar a assistência de enfermagem às crianças com transtorno do espectro autista. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva e com abordagem qualitativa, utilizando as bases de dados PubMed, Google Acadêmico, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2018 a 2024. A análise dos dados revelou que o enfermeiro desempenha um papel crucial desde o diagnóstico inicial até o apoio e acompanhamento das famílias. No entanto, há uma carência de conhecimento sobre o assunto. Para que a qualidade do atendimento seja verdadeiramente significativa, é imprescindível promover uma educação contínua não apenas para os profissionais de saúde, mas também para a sociedade em geral. |
Descrição: | ABSTRACT: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a complex neurological disorder that affects the development of communication, social interaction, and behavior, characterized by repetitive behaviors and restricted interests. This disorder, which presents itself variably in each individual, is usually diagnosed in early childhood through a thorough clinical analysis. The understanding of the causes of ASD remains limited, involving genetic and environmental factors. This thesis abstract explores the main aspects of ASD, highlighting its complexity, diagnosis, and associated challenges. Therefore, the objective of this study is to identify the nursing care provided to children with autism spectrum disorder. This study is an integrative literature review, descriptive and qualitative in nature, using the databases PubMed, Google Scholar, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Virtual Health Library (VHL), and Scientific Electronic Library Online (SciELO), covering the period from 2018 to 2024. Data analysis revealed that nurses play a crucial role from initial diagnosis to supporting and monitoring families. However, there is a lack of knowledge on the subject. To ensure the quality of care is truly meaningful, it is essential to promote continuous education not only for health professionals but also for society at large. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7994 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
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