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http://hdl.handle.net/123456789/7997
Título: | Absenteísmo e evasão na enfermagem: estratégias de aperfeiçoamento direcionadas ao ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Absenteeism and dropout in nursing: strategies for improvement for higher education |
Autor(es): | OLIVEIRA, Sara Viviane Almeida de |
Palavras-chave: | Enfermagem; Absenteísmo; Evasão; Desafios; Educação Nursing; Absenteeism; Evasion; Challenges; Education |
Data do documento: | 23-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O absenteísmo e a evasão na enfermagem são fenômenos que afetam a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde, bem como a formação e a satisfação dos acadêmicos e profissionais da área. Deste modo, o presente artigo compromete-se a analisar as causas e consequências de ambas as mazelas – recorrentes durante a graduação –, além de propor vias de aperfeiçoamento voltadas ao ensino superior. Por conseguinte, o presente escrito objetiva sanar tais obstáculos fomentando a evolução da enfermagem enquanto categoria. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de periódicos científicos – publicados nos últimos 10 anos (de 2014 até 2024) – que abordaram o tema sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Os resultados indicaram que tanto o absenteísmo quanto a evasão durante o curso de enfermagem estão relacionados a fatores individuais, organizacionais e sociais que interferem na saúde, produtividade e bem-estar de todo o corpo acadêmico. Dentre estes coeficientes, destacam-se, em minúcias, a falta de reconhecimento, a sobrecarga de trabalho, o estresse, a baixa remuneração, a insatisfação, restrito apoio e orientação, a inadequação curricular e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. É precisamente diante de tal cenário que a pesquisa atual sugere algumas propostas estratégicas de lapidação para o ensino superior na enfermagem, tais como: a revisão e atualização dos currículos, a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a promoção da saúde dos estudantes e funcionários, a valorização e capacitação dos docentes, a integração entre teoria e prática, a articulação entre academia e mundo laboral e, nomeadamente, a ampliação das oportunidades de emprego e carreira. Logo, o artigo conclui que estas propostas seriam capazes de contribuir para a mitigação dos problemas diagnosticados – e, ainda, para o progresso da excelência educacional na enfermagem, bem como da assistência em saúde. |
Descrição: | Absenteeism and evasion in nursing are phenomena that affect the quality and efficiency of health services, as well as the formation and satisfaction of academics and professionals in the field. Thus, this article is committed to analyzing the causes and consequences of both ills – recurrent during undergraduate studies – in addition to proposing improvement paths aimed at higher education. Thereby, this paper longs to overcome such obstacles fomenting the evolution of nursing as a category. For this, was carried out an integrative review of scientific journals – published in the last 10 years (from 2014 to 2024) – that approached the theme from different theoretical and methodological perspectives. The results indicated that both absenteeism and evasion during the nursing course are related to individual, organizational and social factors that interfere with the health, productivity and well-being of the entire academic body. Among these coefficients, the following stand out in detail: lack of recognition, work overload, stress, low pay, dissatisfaction, restricted support and orientation, inadequate curricula and difficulty in entering the job market. It is precisely in view of this scenario that the current research suggests some strategic proposals for lapidating higher education in nursing, such as: reviewing and updating curricula, adopting active teaching- learning methodologies, promoting the health of students and employees, valuing and training professors, integrating theory and practice, articulating academia and the world of work and, in particular, expanding employment and career opportunities. Therefore, the article concludes that these proposals would be capable of contributing to mitigating the problems diagnosed – and, also, to advancing educational excellence in nursing, as well as health care. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7997 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus de Pinheiro |
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