Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8002
Título: Percepção ambiental de estudante do ensino fundamental sobre o Parque Ambiental da Trizidela, Codó - MA
Título(s) alternativo(s): Environmental perception of elementary school students about the Trizidela Environmental Park, Codó - MA
Percepción ambiental del Parque por parte de estudiantes de primaria. Trizidela Ambiental, Codó - MA
Autor(es): BENTO, Auíse Guhen Moreira
SOUZA, Marcos Vinicius Guimarães de
Palavras-chave: Áreas Verdes;
Percepção ambiental;
questões socioambientais
Green areas;
Environmental perception;
Socio-environmental issu’es
Áreas Verdes;
Percepción Ambiental;
Cuestiones Socioambientales
Data do documento: 24-Ago-2024
Editor: UFMA
Resumo: Dentre as áreas verdes, os parques ambientais urbano permitem uma aproximação do homem com a natureza, apesar da complexa relação de problemáticas socioambientais vivenciadas nas cidades. A utilização desses espaços ajuda a promover a educação ambiental, servindo de ambiente para a sensibilização ou a conscientização dos frequentadores. Nesse sentido, o objetivo geral foi analisar a percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental, anos finais, em uma escola municipal do município de Codó-MA frente às questões socioambientais relacionadas ao Parque Ambiental da Trizidela e sua área adjacente. Metodologicamente, realizou-se uma sequência didática em etapas: a) levantamento bibliográfico, documental e imagens; b) executou-se visita de campo no parque com estudantes para a obtenção de uma produção textual descritiva que expressasse suas percepções servindo para uma primeira coleta de dados; c) realizou-se em sala de aula as discussões das questões socioambientais; d) outra visita de campo ao parque e, e) segunda produção textual descritiva para uma nova coleta de dados das percepções dos estudantes. Entre os resultados constatou-se que a pesquisa realizada no parque ambiental e o desenvolvimento da sequência didática em colaboração com os estudantes ampliou a percepção destes para as questões socioambientais existentes no parque e em áreas adjacentes. Conclui-se que por meio da sequência didática os estudantes passaram a compreender melhor o parque, na medida em que a pesquisa provocou percepções com maior apropriação e conscientização das questões socioambientais que ocorrem naquele espaço.
Descrição: Among green areas, urban environmental parks allow for a closer connection between humans and nature, despite the complex relationship of socio-environmental issues experienced in cities. The use of these spaces helps promote environmental education, serving as a setting for raising awareness among visitors. In this context, the general objective was to analyze the environmental perception of elementary school students, in the final years, at a municipal school in the municipality of Codó-MA, regarding the socio-environmental issues related to the Trizidela Environmental Park and its adjacent area. Methodologically, a didactic sequence was carried out in stages: a) bibliographic, documentary, and image survey; b) a field visit to the park with students to obtain a descriptive textual production that expressed their perceptions, serving as an initial data collection; c) classroom discussions on socio- environmental issues; d) another field visit to the park; and e) a second descriptive textual production for a new data collection of students’ perceptions. Among the results, it was found that the research conducted in the environmental park and the development of the didactic sequence in collaboration with the students expanded their perception of the socio-environmental issues existing in the park and adjacent areas. It is concluded that through the didactic sequence, students came to better understand the park, as the research provoked perceptions with greater appropriation and awareness of the socio- environmental issues occurring in that space.____________Entre las áreas verdes, los parques ambientales urbanos permiten una mayor conexión entre el hombre y la naturaleza, a pesar de la compleja relación de problemáticas socioambientales vividas en las ciudades. El uso de estos espacios ayuda a promover la educación ambiental, sirviendo como um entorno para la sensibilización o concienciación de los visitantes. En este sentido, el objetivo general fue analizar la percepción ambiental de los estudiantes de educación primaria, en los últimos años, en una escuela municipal del municipio de Codó-MA frente a las cuestiones socioambientales relacionadas con el Parque Ambiental de Trizidela y su área adyacente. Metodológicamente, se llevó a cabo una secuencia didáctica en etapas: a) levantamiento bibliográfico, documental e imágenes; b) se realizó una visita de campo al parque con estudiantes para obtener una producción textual descriptiva que expresara sus percepciones, sirviendo como una primera recolección de datos; c) se realizaron en el aula las discusiones sobre las cuestiones socioambientales; d) otra visita de campo al parque; y e) una segunda producción textual descriptiva para una nueva recolección de datos sobre las percepciones de los estudiantes. Entre los resultados, se constató que la investigación realizada en el parque ambiental y el desarrollo de la secuencia didáctica en colaboración con los estudiantes amplió su percepción de las cuestiones socioambientales existentes en el parque y en áreas adyacentes. Se concluye que, a través de la secuencia didáctica, los estudiantes llegaron a comprender mejor el parque, ya que la investigación provocó percepciones con mayor apropiación y concienciación de las cuestiones socioambientales que ocurren en ese espacio.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8002
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Auise_Guhen_Moreira_Bento_e_Marcos_Vinicius_Guimaraes_de_Souza_TCC.pdfTCC de Especialização979,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.