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http://hdl.handle.net/123456789/8005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Cesar Alves da | - |
dc.contributor.author | QUEIROZ, Francisco Tassio Salazar | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T17:41:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T17:41:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8005 | - |
dc.description | Humanity carries a history of actions that have contributed to the generation of negative socio- environmental impacts. The culture of excessive consumption and solid waste production has, in turn, amplified the impacts on the environment. Environmental Education is seen as one of the possibilities to raise awareness and provoke changes in values and attitudes, both individually and collectively, with a view to mitigating this scenario. In this sense, the article aimed to analyze the practices of Environmental Education regarding solid waste that were developed in the state of Maranhão, using scientific-academic production presented in the form of articles as a source. It thus addresses the relationship between solid waste and Environmental Education practices, highlighting the importance of awareness in mitigating problems arising from waste disposal. The work was developed through bibliographic research and uses the CAPES Periodicals portal as a database for article searches. The collection and selection of data followed inclusion and exclusion criteria and Boolean operators. For data analysis, the reading technique described by Lima and Mioto (2007) was used, aided by a table produced in Excel. Thus, 10 articles were selected, published in 9 journals, with a temporal cut over twelve years of publication. The analysis revealed that, although there is an increase in discussions about solid waste and its disposal, pedagogical practices are still insufficient in light of the severity of the situation. The study emphasizes the need to integrate pedagogical proposals into Environmental Education, as they prove capable of raising awareness and promoting behavioral changes aimed at sustainability and improving the quality of life of communities and ecosystems in Maranhão. | pt_BR |
dc.description.abstract | A humanidade traz consigo um histórico de ações que contribuíram para a geração de impactos socioambientais negativos. A cultura do consumo exacerbado e produção de resíduos sólidos, por sua vez, tem ampliado os impactos sobre o ambiente. A Educação Ambiental é tomada como uma das possiblidades para sensibilizar e provocar mudanças de valores e atitudes, tanto individual, quanto coletiva, tendo em vista a mitigação deste cenário. Neste sentido, o artigo objetivou analisar as práticas de Educação Ambiental em resíduos sólidos, que foram desenvolvidas no estado do Maranhão, tendo como fonte a produção científico-acadêmica apresentadas no formato de artigo. Ele aborda, portanto, a relação em resíduos sólidos e as práticas de Educação Ambiental, destacando a importância da sensibilização na mitigação de problemas decorrentes do descarte de resíduos. O trabalho foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e utiliza o portal de Periódicos da CAPES como base de dados para a busca dos artigos. A coleta e seleção de dados seguiu critérios de inclusão e exclusão e operadores booleanos. Para a Análise de dados foi utilizado a técnica de leitura descrita por Lima e Mioto (2007) com ajuda de uma tabela produzida no Excel. Assim, 10 artigos foram selecionados, dispostos em 9 revistas, com recorte temporal nos doze anos de publicação. A análise revelou que, embora haja um aumento nas discussões sobre resíduos sólidos e seu descarte, as práticas pedagógicas ainda são insuficientes frente à gravidade da situação. O estudo enfatiza a necessidade de integrar propostas pedagógicas à Educação Ambiental, pois mostram-se capazes de sensibilizar e promover mudanças de comportamentos que visem a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades e dos ecossistemas maranhenses. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica; | pt_BR |
dc.subject | Divulgação Científica; | pt_BR |
dc.subject | PNRS; | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade; | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Basic education; | pt_BR |
dc.subject | Scientific divulgation; | pt_BR |
dc.subject | PNRS; | pt_BR |
dc.subject | Sustainability; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.title | Resíduos Sólidos no estado do Maranhão na produção científica: perspectivas para a Educação Ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | Solid Waste in the State of Maranhão in Scientific Production: Perspectives for Environmental Education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu) |
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