Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8006
Título: | Saúde Ambiental: Percepção dos alunos do ensino fundamental de Timbiras e Codó, Maranhão sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e proliferação de doenças tropicais |
Título(s) alternativo(s): | Environmental Health: Perception of elementary school students from Timbiras and Codó, Maranhão about the irregular disposal of solid waste and proliferation of tropical diseases |
Autor(es): | ALVES, Jéssica Luana Cardoso |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Palestras Educativas; Transmissão de Doenças Environmental Education; Educational Lectures; Disease Transmission |
Data do documento: | 17-Ago-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Saúde e Ambiente são áreas indissociáveis não sendo possível ter saúde sem preservar o meio ambiente. O conhecimento sobre os cuidados ambientais é importante para a prevenção de surtos e epidemias, sendo essencial serem trabalhados no ensino fundamental. Neste sentindo, o presente estudo objetivou desenvolver palestras educativas abordando principalmente os problemas relacionados a resíduos sólidos e a proliferação de vetores de doenças tropicais. O estudo foi desenvolvido em dez escolas do ensino fundamental anos finais dos municípios de Timbiras e Codó, MA, 5 escolas em cada cidade. No primeiro encontro aplicou-se questionário diagnóstico para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resíduos sólidos e a proliferação de doenças com foco nas doenças dengue, Zika, chikungunya. Em segundo momento ocorreu a palestra abordando o conceito de resíduos sólidos e os aspectos gerais das doenças e aplicação do questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos após a palestra. Verificou-se que os alunos de todas os anos e das duas cidades, conheciam previamente o significado de resíduos sólidos e as doenças associadas aos resíduos, bem como a importância dos resíduos sólidos na proliferação de doenças, pois os percentuais de respostas corretas para essas perguntas ficaram em torno de 50%. No geral, após a palestra observou-se aumento de respostas corretas, com algumas variações pontuais por ano do aluno. Estes resultados evidenciam a importância da abordagem de temas relacionados aos resíduos sólidos e as doenças tropicais, porém destaca-se que é necessário diferentes metodologias de apresentação da temática para melhor efetividade das ações. |
Descrição: | Health and the environment are inseparable areas, and it is not possible to have health without preserving the environment. Knowledge about environmental care is important for the prevention of outbreaks and epidemics, and it is essential to be taught in elementary school. In this sense, the present study aimed to develop educational lectures addressing mainly the problems related to solid waste and the proliferation of vectors of tropical diseases. The study was developed in ten elementary schools in the final years of the city of Timbiras and Codó, MA, 5 schools in each city. In the first meeting, a diagnostic questionnaire was applied to verify the students' prior knowledge about solid waste and the proliferation of diseases, focusing on dengue, Zika, chikungunya. In the second moment, a lecture was given addressing the concept of solid waste and the general aspects of diseases, and a questionnaire was applied to assess the knowledge acquired after the lecture. It was found that students from all grades and both cities were previously familiar with the meaning of solid waste and the diseases associated with waste, as well as the importance of solid waste in the spread of diseases, since the percentage of correct answers to these questions was around 50%. In general, after the lecture, an increase in correct answers was observed, with some specific variations depending on the student's grade. These results highlight the importance of addressing issues related to solid waste and tropical diseases, but it is worth noting that different methodologies for presenting the topic are necessary to improve the effectiveness of the actions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8006 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessica_Luana_Cardoso_Alves__TCC.pdf | TCC de Especialização | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.