Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Luiza Maria Quaresma-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:02:01Z-
dc.date.available2024-10-08T18:02:01Z-
dc.date.issued2024-08-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8008-
dc.descriptionThe traditional knowledge of the babaçu coconut Quebradeiras forms a set of knowledge, practices and values shared over generations, which contribute to the promotion of ecological awareness and sustainability. The activities carried out by Quebradeiras de coco are traditional and sustainable extractive activities. Given this, this work aims to analyze how traditional knowledge can contribute to the promotion of Environmental and Health Education in the school environment through a case study carried out with a Babaçu Coconut Breaker in Codó/MA. The research is qualitative in nature, developed through a bibliographic review supported by authors such as Lopes; Oliveira (2023), Basso; Locatelli (2021), Oliveira; Bezerra (2019) and Gomes et al. (2010). The method used is a case study on the life stories of Quebradeira de coco babaçu Luziane Moraes Vieira, using a semi-structured interview that took place in two moments, one at school and the other at her home, on May 24, 2024. We used photo records and audio and video recordings, consented by the interviewee through the Free and Informed Consent Form. The present work found that the knowledge of Coconut Breakers has the potential to contribute to the promotion of Environmental Education and Health in the school environment, as their activities promote sustainability and environmental awareness, which demonstrates the importance of this study for the cultural appreciation of knowledge traditions and their approach to everyday school life.pt_BR
dc.description.abstractOs saberes tradicionais das Quebradeiras de coco babaçu formam um conjunto de conhecimentos, práticas e valores compartilhados ao longo de gerações, que contribuem para a promoção da consciência ecológica e sustentabilidade. As atividades realizadas pelas Quebradeiras de coco são atividades extrativistas tradicionais e sustentáveis. Diante disso, este trabalho objetiva analisar como os conhecimentos tradicionais podem contribuir para a promoção da Educação Ambiental e Saúde no ambiente escolar por meio de um estudo de caso realizado com uma Quebradeira de coco babaçu em Codó/MA. A pesquisa, é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio da revisão bibliográfica sustentada por autores como Lopes; Oliveira (2023), Basso; Locatelli (2021), Oliveira; Bezerra (2019) e Gomes et al. (2010). O método empregado é um estudo de caso sobre as histórias de vida da Quebradeira de coco babaçu Luziane Moraes Vieira, com a utilização da entrevista semiestruturada que ocorreu em dois momentos, uma na escola e outra em sua residência, em 24 de maio de 2024. Utilizamos o registro de fotos e gravações de áudio e vídeo, consentido pela entrevistada através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O presente trabalho constatou que os conhecimentos das Quebradeiras de coco têm potencial de contribuir para a promoção da Educação Ambiental e Saúde no ambiente escolar, visto que suas atividades promovem a sustentabilidade e consciência ambiental, o que demonstra a importância deste estudo para valorização cultural dos saberes tradicionais e sua aproximação ao cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Ambiental;pt_BR
dc.subjectSaúde;pt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais;pt_BR
dc.subjectQuebradeira de coco;pt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectEnvironmental education;pt_BR
dc.subjectHealth;pt_BR
dc.subjectTraditional knowledge;pt_BR
dc.subjectCoconut breaker;pt_BR
dc.subjectLife's historypt_BR
dc.titleContribuições dos saberes tradicionais na promoção da Educação Ambiental e Saúde no ambiente escolar: um estudo de caso com quebradeira de coco babaçu, em Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeContributions of traditional knowledge in promoting Environmental Education and Health in the school environment: a case study with a babassu coconut breaker, in Codó-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza_Maria_Quaresma_Gomes_TCC.pdfTCC de Especialização3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.