Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, Lucas Vinicius Silva-
dc.date.accessioned2024-10-09T13:42:42Z-
dc.date.available2024-10-09T13:42:42Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8011-
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar as formas de monetização de lives do TikTok. Utilizamos um estudo de caso como método, através da observação não participante, onde analisamos três lives do perfil @aprendizdeumafeiticeira, pertencente ao nicho da espiritualidade. Como base adotamos os conceitos de rede social no ambiente on line, trazido por Recuero (2012), as dimensões propostas por d’Ándrea (2020) para o estudo das plataformas digitais, advinda dos Estudos de Plataforma, e as dimensões para o estudo dos influenciadores digitais, também advinda dos Estudos de Plata forma, a partir de Primo, Matos, Monteiro (2021). Observou-se uma dinâmica em que as ferramentas de monetização das lives proporcionam retornos financeiros baixos ao criador de conteúdo. Em consequência, os criadores de conteúdo na plataforma bus cam utilizar ferramentas externas ao TikTok, associadas às lives, para alcançar ren dimentos mais satisfatórios. No entanto, a ação é proibida pela plataforma, pois não envolve o ganho financeiro da mesma. Acerca das contribuições, pode-se dizer que o trabalho ajuda a desmanchar a lacuna da área, oferecendo as primeiras impressões sobre a monetização em lives do TikTok e fornecendo um ponto de partida para estu dos futuros.___ABSTRACT This study aims to analyze the monetization strategies for TikTok live streams. A case study methodology was employed, utilizing non-participant observation to analyze three live streams from the profile @aprendizdeumafeiticeira, which is situated within the spirituality niche. Here, we adopt the concepts of social networks in the online en vironment, as proposed by Recuero (2012), the dimensions for studying digital plat forms introduced by d'Ándrea (2020), derived from Platform Studies, and the dimen sions for studying digital influencers, also from Platform Studies, according to Primo, Matos, and Monteiro (2021). It was observed that the monetization tools for live streams often yield low financial returns for content creators. Consequently, content creators on the platform seek to employ external tools associated with live streams to achieve more satisfactory earnings. However, this practice is prohibited by the platform as it does not contribute to the platform’s own financial gain. This work contributes to addressing the gap by providing preliminary insights into TikTok live stream monetiza tion and establishing a foundation for future research in this area.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmonetização;pt_BR
dc.subjectlives;pt_BR
dc.subjectTikTok;pt_BR
dc.subjectmonetization;pt_BR
dc.subjectlive streams;pt_BR
dc.subjectTikTok.pt_BR
dc.titleMonetização em lives do TikTok: um estudo de caso do perfil @aprendizdeumafeiticeirapt_BR
dc.title.alternativeMonetization in TikTok lives: a case study of the profile @aprendizdeumafeiticeirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasReis.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.