Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8020
Título: Livro Didático de História e a Educação Ambiental no 6ª ano, anos finais do ensino fundamental na Escola Modelo Municipal Remy Archer no município de Codó/Ma
Título(s) alternativo(s): Textbook of History and Environmental Education in the 6th grade, final years of elementary school at the Remy Archer Municipal Model School in the municipality of Codó/Ma
Autor(es): CARNEIRO, Rosanna Costa
Palavras-chave: Ensino História;
Livro Didático;
Educação Ambiental;
Sensibilização
Teaching History;
Textbook;
Environmental education;
Awareness
Data do documento: 17-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada no livro didático História sociedade & cidadania, da editora FTD (2018), do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental, na Escola Modelo Municipal Remy Archer, no município de Codó–MA. O livro didático é da coleção História sociedade & cidadania, contemplando do 6º ao 9º ano. Tendo como objetivos específicos: contextualizar a história da Educação Ambiental no Brasil em seus aspectos legais; verificar como o livro didático de História do 6º ano aborda a Educação Ambiental; caracterizar as possibilidades pedagógicas no livro didático de História do 6º ano no desenvolvimento da consciência histórica e ambiental. Para alcançar esses objetivos supracitados, fizemos uso de uma metodologia de abordagem qualitativa de análise bibliográfica, tendo como aporte teórico Bittencourt (1998); Sato (2004); Carvalho (2012). Os resultados apontam que o conteúdo abordado no livro didático analisado não dialoga com a temática ambiental, mas que há possibilidade da introdução da EA dentro da aula de História, já que no livro do professor/a aparecem menções sobre a EA. Concluímos que a formação continuada na área de EA na área de História faz-se necessário, pois reverbera em ações sobre as questões ambientais que são essenciais para o presente/futuro do planeta e da sociedade. Incluí-la nas ações pedagógicas escolares é uma forma de promover mudanças positivas.
Descrição: The aim of this work was to analyze how Environmental Education (EA) is being worked on in the textbook History Society & Citizenship, published by FTD (2018), for the 6th year of the final years of elementary school, at Escola Modelo Municipal Remy Archer, in municipality of Codó–MA. The textbook is from the History, Society & Citizenship collection covering grades 6 to 9. Having as specific objectives: contextualize the history of Environmental Education in Brazil in its legal aspects; check how the 6th year History textbook addresses Environmental Education; characterize the pedagogical possibilities in the 6th year History textbook in the development of historical and environmental awareness. To achieve these objectives, we used a qualitative approach to bibliographic analysis, using Bittencourt (1998) as theoretical support; Sato (2004); Carvalho (2012). The results indicate that the content covered in the textbook analyzed does not relate to the environmental theme, but that there is a possibility of introducing EE within the History class, since mentions about EE appear in the teacher's book. We conclude that continued training in the area of EA in the area of History is necessary, as it reverberates in actions on environmental issues that are essential for the present/future of the planet and society. Including it in school pedagogical actions is a way to promote positive changes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8020
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosanna_Costa_Carneiro_TCC.pdfTCC de Especialização862,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.