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http://hdl.handle.net/123456789/8021
Título: | Ações em Educação Ambiental no Ensino Formal no Município de Codó (MA) |
Título(s) alternativo(s): | Environmental Education Actions in Formal Education in the Municipality of Codó (MA) |
Autor(es): | CARVALHO, Tacyd Medeiros Enes |
Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas; PNEA; Educação Pedagogical Practices; PNEA; Educati |
Data do documento: | 24-Ago-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A preocupação com a preservação e conservação do meio ambiente tem levantado questões no ambiente formal de ensino, no que se refere à Educação Ambiental. Este estudo teve por objetivo geral investigar as ações de Educação Ambiental formal realizadas no município de Codó (MA). A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu por meio de entrevista com uma funcionária da Secretaria Municipal de Educação de Codó (MA) e por meio da aplicação de questionários com docentes do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, lotados no município. Durante a formação inicial nos cursos de Licenciatura e no que diz respeito à formação continuada, as questões ambientais foram pouco exploradas, de acordo com os docentes participantes da pesquisa. Apesar disso, a maioria afirma trabalhar as questões ambientais em sala de aula. Tendo em vista as respostas dos questionários e da entrevista, faz-se necessário que se execute a Política Nacional de Educação Ambiental de forma mais integrada, desde a formação dos professores até a formação de estudantes sensíveis às causas ambientais e capazes de ser tornar agentes multiplicadores. |
Descrição: | Concern with environmental preservation and conservation has raised questions in the formal teaching environment, with regard to environmental education. This study had the general objective of investigating formal environmental education actions that are carried out in the municipality of Codó (MA). The qualitative research took place through interviews with employees of the Municipal Department of Education of Codó (MA) and through the application of questionnaires with teachers from Early Childhood Education, Elementary Education, Secondary Education and Higher Education, working in the municipality. During initial training in Bachelor's degrees and in continuing education, environmental issues were little taught, according to the responses of teachers participating in the research. Despite this, the majority of participating teachers claim to work on environmental issues in the classroom. Taking into account the answers to the questionnaires and interviews, it is necessary that the National Environmental Education Policy is implemented in a more integrated way, during teacher training and also in the training of students who are sensitive to environmental causes and capable of becoming multiplier agents. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8021 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu) |
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