Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUILHON, Thereza Matilde Brandão-
dc.date.accessioned2024-10-10T17:58:25Z-
dc.date.available2024-10-10T17:58:25Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8022-
dc.descriptionThis work has the general objective of developing a practice in environmental education about urban flooding in Codó-MA with 3rd year morning students at C.E.J.A. Lúcia Bayma with the construction of the model. The methodology adopted encompassed the following steps: a) bibliographic and documentary review; b) planning and carrying out an expository class addressing the topic of urban flooding; c) creation of the model; and, d) conversation circle collecting reports about environmental perceptions. The results indicate that students, especially those who live in areas directly affected by floods, have a keen perception of the associated risks, which reinforces the importance of approaching environmental education as a tool for raising awareness and mitigating socio-environmental impacts. It is concluded that practices in environmental education aimed at local problems with model production have become an important instrument to improve the environmental perception of reality itself._____________Este trabajo tiene como objetivo general desarrollar una práctica en educación ambiental sobre inundaciones urbanas en Codó-MA con estudiantes de 3er año matutino del C.E.J.A. Lúcia Bayma con la construcción de la maqueta. La metodología adoptada abarcó los siguientes pasos: a) revisión bibliográfica y documental; b) planificar y realizar una clase expositiva abordando el tema de inundaciones urbanas; c) creación del modelo; y, d) círculo de conversación que recopila informes sobre percepciones ambientales. Los resultados indican que los estudiantes, especialmente aquellos que viven en zonas directamente afectadas por inundaciones, tienen una aguda percepción de los riesgos asociados, lo que refuerza la importancia de abordar la educación ambiental como una herramienta para sensibilizar y mitigar los impactos socio ambientales. Se concluye que las prácticas en educación ambiental dirigidas a problemas locales con producción de modelos se han convertido en un importante instrumento para mejorar la percepción ambiental de la propia realidad.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma prática em educação ambiental sobre as inundações urbanas em Codó-MA com os alunos do 3º ano do matutino do C.E.J.A. Lúcia Bayma com a construção de maquete. A metodologia adotada englobou as seguintes etapas: a) revisão bibliográfica e documental; b) planejamento e realização de aula expositiva abordando a temática inundações urbanas; c) confecção da maquete; e, d) roda de conversa coleta de relatos sobre as percepções ambientais. Os resultados indicam que os alunos, especialmente aqueles que residem em áreas diretamente afetadas pelas inundações, possuem uma percepção aguçada dos riscos associados, o que reforça a importância da abordagem sobre a educação ambiental como ferramenta de conscientização e mitigação dos impactos socioambientais. Conclui-se que práticas em educação ambiental voltadas aos problemas locais com produção de maquete tornou-se instrumento importante para melhorar a percepção ambiental da própria realidade.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectInundações urbanas;pt_BR
dc.subjectEducação ambiental;pt_BR
dc.subjectDesastres Naturaispt_BR
dc.subjectUrban Flooding;pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education;pt_BR
dc.subjectNatural Disasterspt_BR
dc.subjectInundaciones urbanas;pt_BR
dc.subjectEducación ambiental;pt_BR
dc.subjectDesastres Naturalespt_BR
dc.titleINUNDAÇÕES URBANAS EM CODÓ-MA: estudo sobre a percepção ambiental dos alunos do ensino médio do C.E.J.A. Lúcia Baymapt_BR
dc.title.alternativeURBAN FLOODS IN CODÓ-MA: study on the environmental perception of high school students at C.E.J.A. Lúcia Baymapt_BR
dc.title.alternativeINUNDACIONES URBANAS EN CODÓ-MA: estudio sobre percepción ambiente de los estudiantes de secundaria del C.E.J.A. lucia baymapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (lato sensu)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thereza_Matilde_Brandao_Guilhon_TCC.pdfTCC de Especialização835,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.