Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VILAR, Alane Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T12:48:19Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T12:48:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8024 | - |
dc.description | This work presents a proposal for teaching chemistry through investigation, an approach in which students are active in the teaching and learning process, and which allows them to become a kind of scientists, by investigating and raising hypotheses to solve problems. presented, learning science concepts and developing scientific thinking. In the methodology, an investigative teaching sequence (SEI) was used, addressing the content of redox reactions. The developed SEI was divided into five stages: investigative demonstration experiments, open questions, text reading, open laboratory and a parameter to evaluate the knowledge acquired on the topic. This work is a methodological proposal that uses the research method, applied to public education in the city of A´ gua Doce-MA. This was built in the Physics Research and Teaching Group - GPEF, of the Natural Sciences/Chemistry Course. The objective of the work is to evaluate whether this methodology is really effective in promoting student learning in a more meaningful way, also trying to awaken in them a taste for science, the ability to evaluate and solve problems, appropriating science concepts and theories. from nature. Through this methodology, students can observe greater interest in the content through experiments, in addition to greater participation during classes, which allowed them to express their opinions in a more argumentative way, building more scientific knowledge. Therefore, the result of the development of SEI involving chemical oxidation-reduction reactions proved to be quite efficient in teaching Chemistry, enabling a different approach to chemical concepts and the construction of more solid knowledge for students. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de química por meio da investigação, uma abordagem na qual os alunos são ativos no processo de ensino e aprendizagem, e que permite que eles se tornem uma espécie de cientistas, ao investigar e levantar hipóteses para resolver problemas. apresentados, aprendendo conceitos científicos e desenvolvendo o pensamento científico. Na metodologia, foi utilizada uma sequência didática investigativa (SEI), abordando o conteúdo das reações redox. A SEI desenvolvida foi dividida em cinco etapas: experimentos demonstrativos investigativos, questões abertas, leitura de texto, laboratório aberto e um parâmetro para avaliar o conhecimento adquirido sobre o tema. Este trabalho é uma proposta metodológica que utiliza o método de pesquisa, aplicado ao ensino público na cidade de Água Doce-MA. Esta foi construída no Grupo de Pesquisa e Ensino de Física - GPEF, do Curso de Ciências Naturais/Química. O objetivo do trabalho é avaliar se esta metodologia é realmente eficaz em promover a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, buscando também despertar neles o gosto pela ciência, a capacidade de avaliar e resolver problemas, apropriando-se de conceitos e teorias da ciência. da natureza. Por meio dessa metodologia, os alunos podem observar maior interesse pelo conteúdo por meio de experimentos, além de maior participação durante as aulas, o que permitiu que eles expressassem suas opiniões de forma mais argumentativa, construindo mais conhecimento científico. Portanto, o resultado do desenvolvimento do SEI envolvendo reações químicas de oxidação-redução se mostrou bastante eficiente no ensino de Química, possibilitando uma abordagem diferenciada dos conceitos químicos e a construção de um conhecimento mais sólido para os alunos. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | Reações Químicas; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa; | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa por investigação | pt_BR |
dc.subject | Teaching Chemistry; | pt_BR |
dc.subject | Chemical Reactions; | pt_BR |
dc.subject | meaningful learning; | pt_BR |
dc.subject | Active research methodology | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: um estudo das reações químicas | pt_BR |
dc.title.alternative | TEACHING CHEMISTRY BY RESEARCH: a study of chemical reactions | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALANE_BRANDAO_VILAR.pdf | TCC de Graduação | 651,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.