Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8025
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dc.contributor.authorSANTOS, Aldenice Alves dos-
dc.date.accessioned2024-10-11T12:53:49Z-
dc.date.available2024-10-11T12:53:49Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8025-
dc.descriptionRemote teaching was adopted and gained prominence during the COVID-19 pandemic, which began in 2020. This period required major transformations in the education sector. In-person classes were quickly replaced by remote classes, and this required significant readaptation of teachers to digital teaching. This final course work has the general objective of investigating the teaching of Chemistry during the pandemic period, specifically in the remote teaching modality. To develop the study, a bibliographical research was carried out, as well as a field survey with four teachers from the Maranhão state network. Data collection was done through an online questionnaire. The results show that, despite the difficulties and challenges imposed by the pandemic, including the lack of adequate access to technology, the difficulty of engaging students in virtual environments, and the complexity of adapting content to the current situation, remote teaching provided opportunities for teachers' continued training, expanding their pedagogical and technological skills and promoting an evolution in educational practices. The conclusion is that there is a need to rethink methodologies for meaningful and consolidated chemistry teaching.pt_BR
dc.description.abstractO ensino remoto foi adotado e ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19, que teve início em 2020. Esse período exigiu grandes transformações no setor educacional. As aulas presenciais foram rapidamente substituídas por aulas remotas e isto demandou uma readaptação significativa dos professores ao ensino digital. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral: investigar o ensino de Química durante o período pandêmico, especificamente na modalidade de ensino remoto. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo com quatro professores da rede estadual do Maranhão. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário online. Apresenta-se como resultados, que apesar das dificuldades e desafios impostos pela pandemia, incluindo a falta de acesso adequado à tecnologia, a dificuldade de engajamento dos alunos em ambientes virtuais, e a complexidade de adequar os conteúdos ao momento, por outro lado, o ensino remoto proporcionou oportunidades para a formação continuada dos professores, ampliando suas competências pedagógicas e tecnológicas e promovendo uma evolução nas práticas educacionais. Conclui que há uma necessidade de se repensar metodologias para um ensino de química significativo e consolidado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectQuímica;pt_BR
dc.subjectensino remoto;pt_BR
dc.subjectdesafios;pt_BR
dc.subjectprofessorespt_BR
dc.subjectChemistry;pt_BR
dc.subjectremote teaching;pt_BR
dc.subjectchallenges;pt_BR
dc.subjectteacherspt_BR
dc.titleDESAFIOS DO ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: um olhar sobre o ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeTEACHING CHALLENGES DURING THE COVID-19 PANDEMIC: a look at chemistry teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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