Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8026
Título: Explicando a Eletroquímica com Experimento de Baixo custo: Uma propostas Interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Explaining Electrochemistry with Low-Cost Experiment: An Interdisciplinary Proposal
Autor(es): VILAR, Denilson Vieira
Palavras-chave: Ensino de química;
método por investigação;
experimentos de baixo custo;
aprendizagem significativa
Chemistry education;
research method;
low-cost experiments;
meaningful learning
Data do documento: 20-Abr-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este artigo propõe uma abordagem inovadora para ensinar eletroquímica, utilizando experimentos de baixo custo e uma perspectiva interdisciplinar. A proposta busca tornar o estudo mais acessível e interessante, promovendo uma compreensão mais profunda dos princípios e aplicações dessa área. A integração de conceitos de física e química visa estimular o pensamento crítico, em quanto a realização prática dos experimentos busca desenvolver habilidades técnicas e eliminar barreiras financeiras como matérias de laboratório, vidrarias etc. A pesquisa foi conduzida na Escola Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, com 36 alunos do 2o ano do ensino médio, no período de 20 de junho a 06 de julho de 2022, durante a pandemia. Utilizando materiais de baixo custo, os experimentos buscaram promover a interdisciplinaridade entre química e física, especialmente na área de eletroquímica. A implementação de experimentos práticos, mesmo com recursos limitados, destaca-se como contribuição significativa para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes. Os resultados enfatizam a importância de atividades práticas que estimulem a participação ativa dos alunos, permitindo a vivência concreta de conceitos teóricos. Os dados coletados indicam que o uso de experimentos de baixo custo não só enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também estimula o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conteúdos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e engajador.
Descrição: This article proposes an innovative approach to teaching electrochemistry, using low-cost experiments and an interdisciplinary perspective. It seeks to make the study more accessible and interesting, promoting a deeper understanding of the principles and applications of this area. The integration of physics and chemistry concepts aims to stimulate critical thinking, while the practical carrying out of experiments seeks to develop technical skills and eliminate financial barriers. The research was conducted at Escola Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, with 36 second-year high school students, from June 20 to July 6, 2022, during the pandemic. Using low-cost materials, the experiments sought to promote interdisciplinarity between chemistry and physics, especially in the area of electrochemistry. The implementation of practical experiments, even with limited resources, stands out as a significant contribution to the development of students’ knowledge. The results emphasize the importance of practical activities that encourage the active participation of students, allowing the concrete experience of theoretical concepts. The data collected indicates that the use of low-cost experiments not only enriches the teaching-learning process, but also stimulates students' interest and facilitates the understanding of content, promoting a more dynamic and engaging educational environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8026
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENILSON_VIEIRA_VILAR.pdfTCC de Graduação582,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.