Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8028
Título: O ENSINO DE POLÍMEROS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL
Título(s) alternativo(s): TEACHING POLYMERS THROUGH AN EXPERIMENTAL APPROACH
Autor(es): AGUIAR, Grasiely Costa de
Palavras-chave: Polímeros;
Experimentação;
Aprendizagem
Polymers;
Experimentation;
Learning
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: No ensino de Química a experimentação é um recurso primordial para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, funcionando em sala de aula como uma estratégia, visto que a maioria dos alunos considera essa área muito difícil e apresenta dificuldade na assimilação dos conteúdos, nesse sentido os conceitos de Química no ensino precisam de boas estratégias que se aproxime da realidade do aprendiz, buscando uma forma de trazer novas metodologias e inovação. Esse trabalho discorre sobre a experimentação no ensino de polímeros, os poliméricos são usados em diversos setores, sendo indiscutível a presença desses materiais no nosso dia a dia, tornando-se assim de grande importância a contextualização do assunto para alunos do Ensino Médio. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo pontuar a contribuição da experimentação no âmbito escolar e evidenciar a importância de relacionar a teoria e a prática na disciplina de Química Orgânica. O trabalho foi realizado na turma do 3° ano “A”, do Ensino Médio, da escola Centro de Ensino Prefeito Dionilio Gonçalves Costa, com 25 alunos. A aplicação foi realizada em duas etapas: a primeira contou com aula teórica com o auxílio de material didático que conceituava o assunto abordado e na segunda etapa foi realizado um experimento no qual foi entregue aos alunos um roteiro. Notou-se nos resultados que com a aula experimental os alunos se sobressaíram melhor no conteúdo, assimilando a teoria à prática, concluindo que a experimentação favoreceu o conhecimento dos alunos, além de despertar a motivação e interesse pelo conteúdo.
Descrição: In the teaching of Chemistry, experimentation is a fundamental resource for the development of student learning, functioning in the classroom as a strategy, since most students consider this area very difficult and have difficulty in assimilating the contents. In this sense, the concepts of Chemistry in teaching need good strategies that approach the reality of the learner, seeking a way to bring new methodologies and innovation. This work discusses experimentation in the teaching of polymers. Polymeric materials are used in several sectors, and the presence of these materials in our daily lives is indisputable, thus making it of great importance to contextualize the subject for high school students. Thus, this work aims to highlight the contribution of experimentation in the school environment and highlight the importance of relating theory and practice in the subject of Organic Chemistry. The work was carried out in the 3rd year "A" class of High School, at the Centro de Ensino Prefeito Dionilio Gonçalves Costa school, with 25 students. The application was carried out in two stages: the first consisted of a theoretical class with the aid of teaching material that conceptualized the subject matter, and the second stage involved an experiment in which students were given a script. The results showed that the students excelled better in the content with the experimental class, assimilating theory into practice, concluding that the experimentation favored the students' knowledge, in addition to awakening motivation and interest in the content.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8028
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRASIELY_COSTA_DE_AGUIAR.pdfTCC de Graduação1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.