Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8031
Título: | As Contribuições das Paródias para o ensino de ciências da natureza |
Título(s) alternativo(s): | The Contributions of Parodies to the Teaching of Natural Sciences |
Autor(es): | AGUIAR, Maria da Glória Teles de |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências; metodologias; paródias Science Teaching; Methodologies; Parodies |
Data do documento: | 10-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | As opções metodológicas para o ensino de Ciências da Natureza são diversas, sendo papel dos profissionais a seleção e adaptação curricular, que visem aprendizagens significativas conforme a realidade dos estudantes. Este trabalho monográfico de conclusão de curso aborda uma investigação do emprego de paródias como mediação pedagógica para o ensino de Ciências, para tanto traz como objetivo geral: analisar as contribuições do uso de paródias como recurso metodológico para o ensino de Ciências da Natureza em uma escola pública municipal. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa iniciou com uma revisão de literatura, tendo como meta a exploração de fontes científicas que iam ao encontro da temática em estudo; após a revisão bibliográfica, fez a pesquisa de campo em uma escola pública municipal da cidade de Luzilândia-PI. O instrumento para coleta de dados junto aos sujeitos participantes foi um questionário semiestruturado, aplicado a cinco docentes atuantes na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental na escola local da pesquisa. De posse das informações fez as análises explorando as contribuições dos docentes para a compreensão das paródias como recurso metodológico para uma aprendizagem de Ciências. Como resultado constatou que as educadoras participantes da pesquisa reconhecem a parodia como mediação pedagógica importante para aprendizagens eficientes, pois, trata-se de uma proposta criativa e interdisciplinar para o ensino de Ciências na atualidade, ainda não seja utilizada de forma constante durante as aulas. |
Descrição: | The methodological options for teaching Natural Sciences are diverse, and it is up to teachers to make the best choices for more effective learning. This monographic work addresses the use of parodies as a pedagogical mediation for the teaching of Sciences, for this purpose it has as its general objective: to analyze the contributions of the use of parodies as a methodological resource for the teaching of Natural Sciences in a municipal public school. As for the methodological path of the research, it began with a literature review, with the goal of exploring scientific sources that met the theme under study; After the literature review, she did field research in a municipal public school in the city of Luzilândia-PI. The instrument for data collection with the participating subjects was a semi-structured questionnaire, applied to five teachers working in the discipline of Science in Elementary School at the local school of the research. With the information, he made the analyses, exploring the contributions of the teachers to the understanding of parodies as a methodological resource for learning Science. As a result, it was found that parodies are important pedagogical mediations since the objective of the pedagogical action is an effective learning, as it is a creative and interdisciplinary proposal for the teaching of Science today, even if it is not yet used constantly in the researched school. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8031 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_DA_GLORIA_TELES_DE_AGUIAR.pdf | TCC de Graduação | 595,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.