Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8033
Título: | O IMPACTO DA EXPERIMENTAÇÃO COM KITS DE BAIXO CUSTO NA APRENDIZAGEM DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | THE IMPACT OF EXPERIMENTATION WITH LOW-COST KITS ON LEARNING ELECTROMAGNETIC WAVES FOR ELEMENTARY EDUCATION |
Autor(es): | FONTELES, Tiago Santos |
Palavras-chave: | Ensino de Física; ondas eletromagnéticas; atividades experimentais com materiais de baixo-custo Physics Teaching; Electromagnetic Waves; Low-cost Experimental Activities |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A Teoria eletromagnética formulada no século XIX, que comprovou experimentalmente que campos eletromagnéticos poderiam se propagar no espaço, gerou uma gama de aplicações cientificas e tecnológicas, presentes em nosso cotidiano. O objetivo deste trabalho é desenvolver e aplicar uma sequência didática sobre conceitos e aplicações tecnológicas das Ondas Eletromagnéticas no contexto da formação de um cidadão contemporâneo. O kit didático é composto por três experimentos que permitem aos alunos entenderem melhor, visualizar e aproxima-se dos fenômenos físicos relacionados ao eletromagnetismo. Para isto montou-se uma oficina na qual foram apresentados três experimentos caseiros. Esta oficina foi realizada com os alunos da Escola Municipal Cônego Nestor Cunha, situada na área urbana de Santa Quitéria do Maranhão – MA, turma de 9° Ano, disciplina de Ciências. A avaliação dos alunos foi feita por meio da análise de dados coletados através de um questionário respondido pelos alunos. O referencial teórico está focado na relação da experimentação dentro do ensino de Física, com um eixo secundário na relação dos conceitos com aplicações tecnológicas, procurando sempre construir em cada aluno o processo de aprendizagem, com uma abrangência e variação de ferramentas durante o processo. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de desenvolver conceitos relacionados às ondas eletromagnéticas com grande ganho de aprendizagem, indiciando uma aprendizagem significativa após passarem pela metodologia desenvolvida. Defende-se que esta proposta é adequada para ensinar o conteúdo de ondas eletromagnéticas, quando este material servir como recurso acessível para que professores de Ciências preparem aulas mais completas, e com um passo a passo construtivista, além de ser apresentado aos conceitos e as tecnologias utilizadas amplamente na sociedade moderna sem a necessidade de um laboratório com instrumentos de alto custo. |
Descrição: | The electromagnetic theory formulated in the 19th century, which experimentally proved that electromagnetic fields could propagate in space, generated a range of scientific and technological applications, present in our daily lives. The objective of this work is to develop and apply a didactic sequence on concepts and technological applications of Electromagnetic Waves in the context of the formation of a contemporary citizen. The didactic kit consists of three experiments that allow students to better understand, visualize and approach the physical phenomena related to electromagnetism. For this purpose, a workshop was set up in which three homemade experiments were presented. This workshop was held with students from the Cônego Nestor Cunha Municipal School, located in the urban area of Santa Quitéria do Maranhão - MA, 9th grade class, Science subject. The students' evaluation was done through the analysis of data collected through a questionnaire answered by the students. The theoretical framework focuses on the relationship between experimentation and physics teaching, with a secondary focus on the relationship between concepts and technological applications, always seeking to build the learning process in each student, with a range and variety of tools during the process. The results show that the students were able to develop concepts related to electromagnetic waves with great learning gains, indicating significant learning after going through the methodology developed. We argue that this proposal is suitable for teaching the content of electromagnetic waves, where this material serves as a pocket tool for science teachers to prepare more complete classes, with a constructivist step-by-step approach, in addition to being introduced to concepts and technologies widely used in modern society without the need for a laboratory with expensive instruments. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8033 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TIAGO_SANTOS_FONTELES.pdf | TCC de Graduação | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.