Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8034
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dc.contributor.authorAZEVEDO, Francisco Glauberth Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-10-11T14:27:36Z-
dc.date.available2024-10-11T14:27:36Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8034-
dc.descriptionThe study conducted in this work aimed primarily to understand the existing consumption habits within the fashion industry, considering its models of circular and linear economy, especially fast fashion and slow fashion. It also examined the existence of thrift stores as a form of conscious, creative, and sustainable consumption, providing consumers, entrepreneurs, and researchers interested in an overview of the fashion industry's relationship with the rise of ESG (Environmental, Social, and Governance) practices. The research consists of two phases, with the main methodology being descriptive with a qualitative-quantitative approach. The first phase was qualitative, involving a literature review to gather information about the fashion industry and its economic models. The second phase was quantitative, involving interviews and questionnaires aimed at consumers and entrepreneurs in the local thrift store market in São Luís/MA.The results of the research include: a thorough analysis of the consumption habits of people who buy second-hand clothes and a study on thrift store entrepreneurs. In conclusion, the work highlights that both stakeholders have different perspectives on sustainability, raw material reuse, product disposal, and the roles they play in the linear and circular economy.pt_BR
dc.description.abstractO estudo realizado neste trabalho teve como objetivo principal compreender os hábitos de consumo existentes dentro da indústria da moda, levando em conta os seus modelos de economia circular e linear, sobretudo o fast fashion e slow fashion, a existência dos brechós como forma de consumo consciente, criativo e sustentável, possibilitando aos consumidores, empreendedores e pesquisadores interessados um panorama geral sobre a relação da indústria da moda com ascensão das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).A pesquisa é composta por dois momentos e teve como metodologia principal ser descritiva com abordagem quali-quantitativa. O primeiro momento se deu de forma qualitativa com a realização de um levantamento bibliográfico obtendo informações a respeito da indústria da moda e seus modelos de economia. Já o segundo momento ocorreu de forma quantitativa através da aplicação de entrevistas e questionários destinados aos consumidores e empreendedores do mercado local de brechós em São Luís/MA. A pesquisa obteve como resultado: uma análise aprofundada sobre os hábitos de consumo das pessoas que compram roupas de segunda mão e um estudo sobre os empreendedores de brechós. Por fim, o trabalho evidência que ambas as partes interessadas possuem perspectivas diferentes sobre sustentabilidade, reutilização de matéria-prima, descarte de produtos e sobre qual papel exercem dentro economia linear e circular.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEconomia Circular;pt_BR
dc.subjectEconomia Linear;pt_BR
dc.subjectBrechó;pt_BR
dc.subjectSlow fashion;pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCircular Economy;pt_BR
dc.subjectLinear Economy;pt_BR
dc.subjectThrift Store;pt_BR
dc.subjectSlow Fashion;pt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleSUSTENTABILIDADE E MODA: as práticas de consumo consciente no mercado de brechós em São Luís/MApt_BR
dc.title.alternativeSUSTAINABILITY AND FASHION: conscious consumption practices in the thrift store market in São Luís/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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