Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8036
Título: Economia da economia criativa maranhense: um estudo sobre o Carnaval e o São João do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Economy of the creative economy of Maranhão: a study on Carnival and São João in Maranhão
Autor(es): SILVEIRA, Gabriella Ilka Brandão
Palavras-chave: economia criativa;
Carnaval;
São João;
criatividade;
cultura
creative economy;
carnival;
june celebration;
creativity;
culture
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Quando se fala em criatividade estende-se a possibilidade de múltiplas definições em variados campos de estudos científicos, no entanto é demasiado difícil quantificar com exatidão todas as dimensões dela. O surgimento de indústrias criativas distintas dentro da sociedade pós- industrial leva à criação de formatos inovadores, ampliando o escopo da economia criativa. A economia criativa engloba atividades baseadas no capital intelectual, como design, arquitetura, turismo e produtos culturais, que contribuem para a geração de riqueza e o crescimento econômico. O Maranhão apresenta grandes festividades anuais que integram a economia criativa, como por exemplo o Carnaval e o São João, as quais proporcionam significativa movimentação de várias categorias criativas no Estado inteiro, fazendo impulsionar a economia de fato dos maranhenses envolvidos nessas festas. Em 2023, o Carnaval e o São João movimentaram juntos mais de 254 milhões só no estado do Maranhão, além de mais de 10 mil pequenos negócios ativos, mais de 4 mil grupos culturais em 5 meses festivos durante o ano. Diante do resultado positivo, as políticas públicas que atuam para o desenvolvimento como um todo, a pasta cultural demonstra como é capaz de trazer retorno a curto prazo para aqueles envolvidos nos eixos culturais, e, portanto, precisa se fazer presente dentro dos planejamentos governamentais.
Descrição: When talking about creativity, the possibility of multiple definitions in various fields of scientific studies is extended, however it is too difficult to quantify all its dimensions exactly. The emergence of distinct creative industries within post-industrial society leads to the creation of innovative formats, expanding the scope of the creative economy. The creative economy encompasses activities based on intellectual capital, such as design, architecture, tourism and cultural products, which contribute to the generation of wealth and economic growth. Maranhão presents major annual festivities that integrate the creative economy, such as Carnival and São João, which provide significant movement of various creative categories throughout the State, effectively boosting the economy of Maranhão residents involved in these festivities. In 2023, Carnival and São João together generated more than 254 million in the state of Maranhão alone, in addition to more than 10 thousand active small businesses, more than 4 thousand cultural groups in 5 festive months during the year. Given the positive result, public policies that work towards development as a whole, the cultural portfolio demonstrates how it is capable of bringing short-term returns to those involved in cultural axes, and, therefore, needs to be present within government planning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8036
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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