Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8044
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dc.contributor.authorBARBOSA, Karoliny Viveiros-
dc.date.accessioned2024-10-15T12:30:54Z-
dc.date.accessioned2024-10-15T12:31:02Z-
dc.date.available2024-10-15T12:30:54Z-
dc.date.available2024-10-15T12:31:02Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8044-
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo examina a incorporação de contêineres intermodais no setor da construção civil, com um foco específico na cidade de São Luís - MA. Desenvolvidos por Malcom McLean em 1956, os contêineres intermodais revolucionaram o transporte de mercadorias, proporcionando uma forma eficiente e econômica de movimentação de carga entre diferentes modais. Feitos de aço corten, esses contêineres possuem alta resistência à corrosão, mas apresentam desafios relacionados ao isolamento térmico e acústico, que são cruciais para garantir conforto em ambientes habitáveis. O uso de contêineres em canteiros de obras oferece diversas vantagens, como rapidez na construção, economia de custos e menor impacto ambiental em comparação com métodos tradicionais. A construção com contêineres pode ser concluída em cerca de três meses, reduzindo significativamente o tempo de execução e o volume de resíduos gerados. No entanto, a aplicação desses módulos exige um planejamento cuidadoso, considerando a necessidade de adaptações estruturais e o impacto ambiental. Este estudo analisa as características dos contêineres, sua aplicação prática em canteiros de obras e as implicações operacionais e ambientais associadas ao seu uso. A pesquisa destaca a importância do planejamento adequado para otimizar o uso dos contêineres e minimizar problemas potenciais, como desconforto térmico e riscos estruturais. Conclui-se que, embora os contêineres representem uma solução inovadora e sustentável, seu sucesso depende de uma implementação bem planejada e da consideração de suas limitações.___ABSTRACT This study examines the incorporation of intermodal containers in the construction industry, with a specific focus on the city of São Luís - MA. Developed by Malcom McLean in 1956, intermodal containers revolutionized goods transportation by providing an efficient and cost-effective means of moving cargo across different transport modes. Made from corten steel, these containers have high corrosion resistance but present challenges related to thermal and acoustic insulation, which are crucial for ensuring comfort in habitable environments. The use of containers on construction sites offers various advantages, such as faster construction, cost savings, and reduced environmental impact compared to traditional methods. Container-based construction can be completed in about three months, significantly reducing execution time and waste volume. However, the application of these modules requires careful planning, considering the need for structural modifications and environmental impact. This study analyzes the characteristics of containers, their practical application on construction sites, and the operational and environmental implications associated with their use. The research highlights the importance of proper planning to optimize the use of containers and minimize potential issues, such as thermal discomfort and structural risks. It concludes that while containers represent an innovative and sustainable solution, their success depends on well-planned implementation and consideration of their limitations.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectconstrução civil;pt_BR
dc.subjectaço Corten;pt_BR
dc.subjectvantagens;pt_BR
dc.subjectconstruction industry;pt_BR
dc.subjectcorten steel;pt_BR
dc.subjectadvantages.pt_BR
dc.titleA incorporação de Contêineres no Canteiro de obras: um estudo de caso em São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeThe incorporation of Containers on the construction site: a case study in São Luís - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga

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